Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Câmara de Óbidos contrata empresa para controlar pragas de moscas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nas últimas semanas uma praga de moscas apareceu na zona do Furadouro, em Óbidos, levando a Câmara a anunciar que contratou os serviços de uma empresa de controlo de pragas, pelo período de junho a agosto, que vai assegurar o controlo, assim como fará todo o acompanhamento técnico. Ia também ser submetida a aprovação a contratação de uma empresa de controlo de pragas, pelo período de setembro de 2014 a dezembro de 2015.

“Em dezembro de 2013 ocorreu um aumento muito considerável de moscas na zona do Furadouro, onde existem diversas explorações agrícolas e uma prática intensiva em algumas propriedades, não sendo, por isso, a primeira vez que tal aconteceu, tendo em conta que são fenómenos recorrentes nas áreas rurais. Apesar das várias diligências feitas pelos serviços técnicos, não foi possível apurar, até à data, a origem exata do aumento do número de moscas. Contudo, a autarquia continua a tentar procurar possíveis focos, aproveitando esta oportunidade para apelar a todos para que cumpram as normas sanitárias recomendadas, para que se evitem novos fenómenos”, divulga a Câmara.

Foi ainda realizada uma alteração ao Código de Posturas do Município com novas regras para melhorar a gestão dos espalhamentos e depósitos de matérias orgânicas em terrenos agrícolas ou pecuários. Com esta alteração, o Município de Óbidos pretende “sensibilizar os agricultores para a melhoria das suas práticas e punir aqueles que não as cumprem”.

A Câmara considera que “não se pode imputar as responsabilidades a uma determinada entidade. Enquanto não estiverem determinadas as causas em concreto, consideramos leviano a pronúncia sobre um eventual vazio sanitário, ou a proibição do espalhamento de estrumes em terrenos agrícolas junto ao Complexo Escolar”.

A autarquia responde assim a um comunicado da Comissão Concelhia de Óbidos do PCP, estranhando que os comunistas “não se tenham dirigido à Câmara Municipal de Óbidos para obter esclarecimentos sobre este assunto, optando por vir publicamente criar alarmismo e até suspeitas sobre todas as explorações, não acautelando eventuais riscos de natureza económica e social”.

O comunicado do PCP de Óbidos aponta que “uma praga de moscas voltou a invadir o Complexo Escolar do Furadouro, depois de, já em dezembro passado, isto ter acontecido, sem que a Câmara Municipal tomasse sérias providências para resolver o problema, aproveitando o inverno e as férias escolares para fazer uma desinfestação. Nada foi feito, a primavera surgiu e nova praga aí está, com mais intensidade que a anterior”.

“Os vidros ficam com milhares de moscas, que depois circulam no interior do edifício: salas de aula (onde os alunos não se conseguem manter atentos por terem de estar permanentemente a enxotá-las, chegando alguns a fazerem concursos de “Apanhar Moscas”); no refeitório, onde as sopas e o 2º prato acabam por “ficar enriquecidos” com os insetos e consequentemente têm de ser devolvidos à cozinha, onde também aí são aos milhares…nas bancadas de inox, nos armários, no pavimento, etc…”, descreve o PCP, que responsabiliza a maioria PSD na Câmara “por ter construído a escola perto de um aviário, que provavelmente será a fonte dos insetos, e depois que não tome as providências necessárias para que se evite o aparecimento destas pragas”.

“Porque não tomou a Câmara o mesmo tipo de medidas que adotou para pôr cobro à praga de moscas na vila, determinando um vazio sanitário de junho a setembro passado? Será porque a vila está ali à vista de todos, visitantes nacionais e estrangeiros e aí era preciso atuar com eficácia, não fora a “imagem de marca” ir por água abaixo?”, questionam os comunistas.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.