Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

PS/Caldas propõe comissão transitória para gerir Hospital Termal até se criar uma Fundação

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Partido Socialista das Caldas da Rainha convocou uma conferência de imprensa na manhã do passado sábado para anunciar uma “carta de princípios para um novo compromisso” para o Hospital Termal, propondo que se proceda a uma cedência provisória da utilização e gestão de todo o património e exploração das águas minerais para a Câmara por um período máximo de dois anos e que durante este período se constitua uma comissão executiva transitória para assumir a coordenação da gestão, até se passar em definitivo para uma entidade a criar e que o PS admite possa ser uma Fundação.
Os socialistas anunciaram propostas em conferência de imprensa

A concelhia do PS, liderada por Luís Patacho, entende que “só uma entidade de cariz público e estatal, autónoma e participada, que agregue no seio o Ministério da Saúde, Hospital Termal, Câmara Municipal e, eventualmente, outra entidade do sector social e cooperativo” poderá ser a solução para o futuro do termalismo nas Caldas da Rainha.

A entidade asseguraria a gestão do Hospital Termal, mas a propriedade manter-se-ia do Estado.

“O PS/Caldas preconiza a manutenção da natureza pública do Hospital Termal, integrando o Ministério da Saúde, por ser aquela que, atualmente, mais respeita e preserva o espírito do Compromisso do Hospital e da Carta de Doação da Rainha e por entender ser a solução que melhor defende os interesses das Caldas e dos caldenses”, declarou Luís Patacho.

Para os socialistas, o património do Hospital Termal deve “manter-se uno e indivisível, devendo ser utilizado no âmbito das atividades termais e das suas complementaridades”.

Por outro lado, defendem “a separação da gestão do Hospital Termal do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) atendendo à sua especialização e permitindo desta forma uma administração mais eficaz e autónoma”.

A reintegração dos cuidados de saúde prestados pelo Hospital Termal no Serviço Nacional de Saúde, é uma das exigências do PS, que entende que o estabelecimento “deverá manter a sua função de hospital central especializado articulando-se com o Ministério da Saúde para a criação de um centro de excelência de reumatologia, sem prejuízo da valorização das demais valências clínicas, não obstante a possibilidade de concessão a terceiros dos pavilhões do Parque para hipotética exploração de um Hotel Termal, desde que integrado na política de desenvolvimento do termalismo, da saúde e do bem estar”.

Os socialistas vincam que “é premente e exigível a reabertura do Hospital Termal no mais curto prazo possível”. A comissão executiva transitória que defendem para assumir interinamente a gestão do património e do Hospital Termal deverá ser composta “por representantes da Câmara, da Assembleia Municipal e do Ministério da Saúde, sem prejuízo de outras entidades, nomeadamente o futuro Conselho Municipal do Termalismo, Saúde e Bem-Estar, cuja constituição o PS propôs em sede de Assembleia Municipal”.

A nova Carta de Compromisso que é proposta pelo PS visa que se “estabeleça uma visão territorial mais alargada, de modo a comprometer a região Oeste no desenvolvimento do potencial da estância termal como pólo de desenvolvimento regional”, daí que pretenda envolver todos os municípios do Oeste.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe