Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C

Rotura no emissário submarino da Foz do Arelho origina descarga de esgotos junto à praia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma fissura no emissário submarino da Foz do Arelho está a provocar a descarga de esgotos com tratamento secundário próximo da praia, mas a empresa Águas do Oeste prevê iniciar a reparação esta semana. A fissura no Exutor Submarino da Foz do Arelho, que transporta águas residuais com tratamento secundário, foi detetada "através de inspeção vídeo" realizada no dia 5 de junho, revela a agência Lusa. Em condições normais de funcionamento, o exutor deveria transportar a água residual tratada numa extensão de 2,3 quilómetros até à sua descarga no mar, onde a salinidade destrói os micro-organismos que resistem ao tratamento secundário.

A rotura no emissário faz, no entanto, com que as águas residuais entrem no mar a uma distância pouco superior a uma centena de metros de distância da praia à qual foi atribuída a Bandeira Azul e onde o início da época balnear está agendado para o dia 15 de junho.

Segundo a Águas do Oeste, em causa estão águas residuais com tratamento secundário efetuado nas ETAR (estações de tratamento) da Charneca, de Carregal e de Óbidos (geridas pela Águas do Oeste), e nas das Caldas da Rainha e da Foz do Arelho (geridas pelos serviços municipalizados daquele concelho).

No conjunto, aquelas ETAR servem os concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos e parte dos concelhos do Bombarral e do Cadaval.

À agência Lusa, a concessionária assegura que “os níveis de cumprimento e conformidade legal das infraestruturas da Águas do Oeste e dos efluentes tratados que são descarregados no exutor são monitorizados de acordo com os parâmetros legais e apresentam uma conformidade de 100%”.

Ainda assim, “como medida adicional de segurança, até que a reparação do exutor esteja concluída, a empresa vai efetuar “uma monitorização da qualidade da água do mar na zona que confina com o areal”, informa a concessionária.

A Águas do Oeste garante, ainda, que todos os trabalhos relativos à monitorização da situação e à reparação do exutor submarino estão a ser articulados com as entidades competentes, nomeadamente com a Agência Portuguesa do Ambiente, o município das Caldas da Rainha e a Junta de Freguesia da Foz do Arelho.

A capitania de Peniche emitiu na passada terça-feira um aviso local à navegação, informando que entre os dias 11 e 25 de junho “está prevista a realização de trabalhos de mergulho no exutor submarino da Foz do Arelho”, pelo que “toda a navegação deve assegurar uma vigilância cuidada, mantendo o devido resguardo de segurança”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11