Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Rotura no emissário submarino da Foz do Arelho origina descarga de esgotos junto à praia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma fissura no emissário submarino da Foz do Arelho está a provocar a descarga de esgotos com tratamento secundário próximo da praia, mas a empresa Águas do Oeste prevê iniciar a reparação esta semana. A fissura no Exutor Submarino da Foz do Arelho, que transporta águas residuais com tratamento secundário, foi detetada "através de inspeção vídeo" realizada no dia 5 de junho, revela a agência Lusa. Em condições normais de funcionamento, o exutor deveria transportar a água residual tratada numa extensão de 2,3 quilómetros até à sua descarga no mar, onde a salinidade destrói os micro-organismos que resistem ao tratamento secundário.

A rotura no emissário faz, no entanto, com que as águas residuais entrem no mar a uma distância pouco superior a uma centena de metros de distância da praia à qual foi atribuída a Bandeira Azul e onde o início da época balnear está agendado para o dia 15 de junho.

Segundo a Águas do Oeste, em causa estão águas residuais com tratamento secundário efetuado nas ETAR (estações de tratamento) da Charneca, de Carregal e de Óbidos (geridas pela Águas do Oeste), e nas das Caldas da Rainha e da Foz do Arelho (geridas pelos serviços municipalizados daquele concelho).

No conjunto, aquelas ETAR servem os concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos e parte dos concelhos do Bombarral e do Cadaval.

À agência Lusa, a concessionária assegura que “os níveis de cumprimento e conformidade legal das infraestruturas da Águas do Oeste e dos efluentes tratados que são descarregados no exutor são monitorizados de acordo com os parâmetros legais e apresentam uma conformidade de 100%”.

Ainda assim, “como medida adicional de segurança, até que a reparação do exutor esteja concluída, a empresa vai efetuar “uma monitorização da qualidade da água do mar na zona que confina com o areal”, informa a concessionária.

A Águas do Oeste garante, ainda, que todos os trabalhos relativos à monitorização da situação e à reparação do exutor submarino estão a ser articulados com as entidades competentes, nomeadamente com a Agência Portuguesa do Ambiente, o município das Caldas da Rainha e a Junta de Freguesia da Foz do Arelho.

A capitania de Peniche emitiu na passada terça-feira um aviso local à navegação, informando que entre os dias 11 e 25 de junho “está prevista a realização de trabalhos de mergulho no exutor submarino da Foz do Arelho”, pelo que “toda a navegação deve assegurar uma vigilância cuidada, mantendo o devido resguardo de segurança”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161