Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C

Veleiro de investigação científica vai ser construído em Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação David Melgueiro inaugurou no dia 18 de março, a sua nova sede na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e apresentou o seu projeto, a construção de um veleiro de investigação científica e a realização da expedição “Marborealis”.
Foram muitos os interessados em conhecer o projeto

A nova associação formalizou protocolos de colaboração com o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Câmara Municipal de Peniche, o Fórum Empresarial da Economia do Mar, a Associação Empresarial da Região Oeste, o Clube Naval de Peniche, o Centro Português de Atividades Subaquáticas, a Escola Náutica D. Henrique, o Clube dos Oficiais da Marinha Mercante e a Associação Nacional de Cruzeiros.

O projeto David Melgueiro consiste na construção de um veleiro projetado pelo arquiteto naval, Tony Castro, em parceria com os Estaleiros Navais de Peniche. Este veleiro pretende ser um banco de ensaio preparado para efetuar estudos oceanográficos, ambientais e outros, abrangendo várias disciplinas científicas. Para a construção da nova embarcação uma das preocupações é a utilização de materiais inovadores, a aplicação de tecnologia de ponta e o recurso a matérias-primas nacionais.

O projeto engloba a realização dma expedição científica “Marborealis”, que prevê uma circum-navegação ártica através da passagem do nordeste (pelo norte da Sibéria até ao estreito de Bering) e do noroeste (pela costa do Alasca e norte do Canadá), acrescida de uma navegação até aos portos do Japão, da China e da Coreia do Sul.

A finalidade desta expedição é conhecer e avaliar o impacto ambiental provocado pelo aquecimento global nos ecossistemas regionais do Ártico e do Atlântico. Os dados serão obtidos pela recolha de amostras e observações efetuadas durantes as estações oceanográficas ao longo da viagem.

A expedição “Marborealis” pretende sensibilizar as populações e os jovens, alertando para as consequências das alterações climáticas e os riscos de um desenvolvimento não sustentável e respeitador do ambiente. O veleiro funcionará também como difusor cultural, com a exposição de produtos portugueses nos portos integrados nas escalas de viagem. Após a expedição, o veleiro David Melgueiro continuará a contribuir no apoio a cientistas, universidades e instituições, com dados de alta qualidade científica, em várias disciplinas.

David Melgueiro foi um navegador e explorador português que, ao serviço da marinha neerlandesa, terá sido responsável pela primeira travessia da passagem do Nordeste no sentido Oriente-Ocidente, ligando o Japão a Portugal, levada a cabo entre 1660 e 1662.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura