Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Veleiro de investigação científica vai ser construído em Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação David Melgueiro inaugurou no dia 18 de março, a sua nova sede na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e apresentou o seu projeto, a construção de um veleiro de investigação científica e a realização da expedição “Marborealis”.
Foram muitos os interessados em conhecer o projeto

A nova associação formalizou protocolos de colaboração com o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Câmara Municipal de Peniche, o Fórum Empresarial da Economia do Mar, a Associação Empresarial da Região Oeste, o Clube Naval de Peniche, o Centro Português de Atividades Subaquáticas, a Escola Náutica D. Henrique, o Clube dos Oficiais da Marinha Mercante e a Associação Nacional de Cruzeiros.

O projeto David Melgueiro consiste na construção de um veleiro projetado pelo arquiteto naval, Tony Castro, em parceria com os Estaleiros Navais de Peniche. Este veleiro pretende ser um banco de ensaio preparado para efetuar estudos oceanográficos, ambientais e outros, abrangendo várias disciplinas científicas. Para a construção da nova embarcação uma das preocupações é a utilização de materiais inovadores, a aplicação de tecnologia de ponta e o recurso a matérias-primas nacionais.

O projeto engloba a realização dma expedição científica “Marborealis”, que prevê uma circum-navegação ártica através da passagem do nordeste (pelo norte da Sibéria até ao estreito de Bering) e do noroeste (pela costa do Alasca e norte do Canadá), acrescida de uma navegação até aos portos do Japão, da China e da Coreia do Sul.

A finalidade desta expedição é conhecer e avaliar o impacto ambiental provocado pelo aquecimento global nos ecossistemas regionais do Ártico e do Atlântico. Os dados serão obtidos pela recolha de amostras e observações efetuadas durantes as estações oceanográficas ao longo da viagem.

A expedição “Marborealis” pretende sensibilizar as populações e os jovens, alertando para as consequências das alterações climáticas e os riscos de um desenvolvimento não sustentável e respeitador do ambiente. O veleiro funcionará também como difusor cultural, com a exposição de produtos portugueses nos portos integrados nas escalas de viagem. Após a expedição, o veleiro David Melgueiro continuará a contribuir no apoio a cientistas, universidades e instituições, com dados de alta qualidade científica, em várias disciplinas.

David Melgueiro foi um navegador e explorador português que, ao serviço da marinha neerlandesa, terá sido responsável pela primeira travessia da passagem do Nordeste no sentido Oriente-Ocidente, ligando o Japão a Portugal, levada a cabo entre 1660 e 1662.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto