Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

Veleiro de investigação científica vai ser construído em Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação David Melgueiro inaugurou no dia 18 de março, a sua nova sede na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e apresentou o seu projeto, a construção de um veleiro de investigação científica e a realização da expedição “Marborealis”.
Foram muitos os interessados em conhecer o projeto

A nova associação formalizou protocolos de colaboração com o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Câmara Municipal de Peniche, o Fórum Empresarial da Economia do Mar, a Associação Empresarial da Região Oeste, o Clube Naval de Peniche, o Centro Português de Atividades Subaquáticas, a Escola Náutica D. Henrique, o Clube dos Oficiais da Marinha Mercante e a Associação Nacional de Cruzeiros.

O projeto David Melgueiro consiste na construção de um veleiro projetado pelo arquiteto naval, Tony Castro, em parceria com os Estaleiros Navais de Peniche. Este veleiro pretende ser um banco de ensaio preparado para efetuar estudos oceanográficos, ambientais e outros, abrangendo várias disciplinas científicas. Para a construção da nova embarcação uma das preocupações é a utilização de materiais inovadores, a aplicação de tecnologia de ponta e o recurso a matérias-primas nacionais.

O projeto engloba a realização dma expedição científica “Marborealis”, que prevê uma circum-navegação ártica através da passagem do nordeste (pelo norte da Sibéria até ao estreito de Bering) e do noroeste (pela costa do Alasca e norte do Canadá), acrescida de uma navegação até aos portos do Japão, da China e da Coreia do Sul.

A finalidade desta expedição é conhecer e avaliar o impacto ambiental provocado pelo aquecimento global nos ecossistemas regionais do Ártico e do Atlântico. Os dados serão obtidos pela recolha de amostras e observações efetuadas durantes as estações oceanográficas ao longo da viagem.

A expedição “Marborealis” pretende sensibilizar as populações e os jovens, alertando para as consequências das alterações climáticas e os riscos de um desenvolvimento não sustentável e respeitador do ambiente. O veleiro funcionará também como difusor cultural, com a exposição de produtos portugueses nos portos integrados nas escalas de viagem. Após a expedição, o veleiro David Melgueiro continuará a contribuir no apoio a cientistas, universidades e instituições, com dados de alta qualidade científica, em várias disciplinas.

David Melgueiro foi um navegador e explorador português que, ao serviço da marinha neerlandesa, terá sido responsável pela primeira travessia da passagem do Nordeste no sentido Oriente-Ocidente, ligando o Japão a Portugal, levada a cabo entre 1660 e 1662.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Modelo e agricultora em concurso da SIC

A modelo Marie Brethenoux, de 34 anos, que desde 2021 está a viver na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, onde se ocupa da reformulação da quinta da família, dedicando-se também ali aos trabalhos rurais, vai participar na nova temporada de ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor’, programa da SIC.

marie

Deputados perguntam se ministra já decidiu a localização do novo hospital

Deputados do PSD na Assembleia da República questionaram a ministra da saúde sobre declarações do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, que disse na abertura do Festival do Vinho e da Feira da Pera Rocha que já tinha sido aprovada a localização do futuro hospital do Oeste no Bombarral, no seguimento dos resultados de um estudo que é contestado por Caldas da Rainha.

marta

Duas festas ao mesmo tempo na Foz

A banda de Alcobaça, The Gift, atua no dia 20 de agosto, pelas 22h, na Avenida do Mar, na Foz do Arelho, e haverá animação com o dj Miguel Simões. A iniciativa integra-se no programa “Caldas Convida”, organizado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e pela...