Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
15° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
15° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Caldense toma posse como novo diretor da escola superior em Peniche

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, realizou a cerimónia de tomada de posse da nova direção, no dia 27 de janeiro. O caldense Paulo Almeida é o novo diretor. Foram nomeados subdiretores Sérgio Leandro e Sérgio Araújo.
Sérgio Leandro, Paulo Almeida e Sérgio Araújo Almeida

Paulo Almeida, anterior subdiretor no mandato de Teresa Mouga, é licenciado em Gestão Hoteleira, mestre em Gestão e Desenvolvimento em Turismo, e doutorado em Marketing e Comércio Internacional.

“Dar continuidade ao projeto iniciado em setembro de 1999”, é o objetivo do novo diretor, que frisou que a ESTM “tem vindo a consolidar-se como uma referência nos seus dois principais domínios de especialidade: as ciências do Turismo e as Ciências e Tecnologia do Mar”. “Hoje estudam cerca de 1300 estudantes na ESTM, numa oferta formativa centrada em 7 cursos CET, 8 licenciaturas e 8 mestrados. Somos ainda parceiros num programa de doutoramento, através do Campus do Mar. Temos sedeados dois grupos de investigação, o GIRM, já com projetos de investigação de excelência na área das ciências e tecnologia do Mar, e o GITUR, a afirmar-se como um grupo de investigação em turismo”, indicou.

O novo diretor anunciou que vai procurar aproveitar eventuais oportunidades que possam surgir com o novo quadro comunitário, tendo em conta as áreas prioritárias e diretamente afetas às áreas de formação e investigação da ESTM.

“Queremos consolidar e afirmar a ESTM como uma instituição de ensino superior intrinsecamente ligada ao mar. Queremos produzir, promover e transferir conhecimento. A internacionalização passa também estrategicamente pelo objetivo da ESTM”, vincou.

Paulo Almeida revelou ainda que procurará manter uma ligação estreita com a associação de estudantes, pretendendo que os antigos estudantes “possam ser os nossos melhores embaixadores” e que os atuais estudantes “possam ter a melhor integração no mercado de trabalho”.

A diretora cessante, Teresa Mouga, que terminou o seu mandato de quatro anos, salientou as prioridades fundamentais assumidas durante o seu mandato de quatro anos. A formação dos estudantes foi um dos seus compromissos, que avançou com o fomento de estágios curriculares e extracurriculares, com vista a uma maior taxa de empregabilidade. A relação mais próxima com a comunidade e a autarquia foi outra conquista, bem como a área dos recursos humanos na escola, com a criação de melhores condições para os colaboradores e a existência de uma equipa estável de docentes, constituída na sua maioria por docentes doutorados.

Nuno Mangas, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, elogiou o trabalho realizado por Teresa Mouga e destacou igualmente o grande desafio que se coloca a todas as instituições de ensino superior face à grande redução de candidatos ao ensino superior que se verificou nos últimos anos. Reforçou a importância da formação superior e da urgência de se inverter a atual situação, e enalteceu a proximidade da Escola às instituições e empresas com mais projetos. Nuno Mangas motivou a nova direção para “a aposta na diferenciação e notoriedade, e na ligação da ESTM com o mar, de forma a afirmar ainda mais a nossa escola”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas