Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
17° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
17° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 29° C

Caldense toma posse como novo diretor da escola superior em Peniche

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, realizou a cerimónia de tomada de posse da nova direção, no dia 27 de janeiro. O caldense Paulo Almeida é o novo diretor. Foram nomeados subdiretores Sérgio Leandro e Sérgio Araújo.
Sérgio Leandro, Paulo Almeida e Sérgio Araújo Almeida

Paulo Almeida, anterior subdiretor no mandato de Teresa Mouga, é licenciado em Gestão Hoteleira, mestre em Gestão e Desenvolvimento em Turismo, e doutorado em Marketing e Comércio Internacional.

“Dar continuidade ao projeto iniciado em setembro de 1999”, é o objetivo do novo diretor, que frisou que a ESTM “tem vindo a consolidar-se como uma referência nos seus dois principais domínios de especialidade: as ciências do Turismo e as Ciências e Tecnologia do Mar”. “Hoje estudam cerca de 1300 estudantes na ESTM, numa oferta formativa centrada em 7 cursos CET, 8 licenciaturas e 8 mestrados. Somos ainda parceiros num programa de doutoramento, através do Campus do Mar. Temos sedeados dois grupos de investigação, o GIRM, já com projetos de investigação de excelência na área das ciências e tecnologia do Mar, e o GITUR, a afirmar-se como um grupo de investigação em turismo”, indicou.

O novo diretor anunciou que vai procurar aproveitar eventuais oportunidades que possam surgir com o novo quadro comunitário, tendo em conta as áreas prioritárias e diretamente afetas às áreas de formação e investigação da ESTM.

“Queremos consolidar e afirmar a ESTM como uma instituição de ensino superior intrinsecamente ligada ao mar. Queremos produzir, promover e transferir conhecimento. A internacionalização passa também estrategicamente pelo objetivo da ESTM”, vincou.

Paulo Almeida revelou ainda que procurará manter uma ligação estreita com a associação de estudantes, pretendendo que os antigos estudantes “possam ser os nossos melhores embaixadores” e que os atuais estudantes “possam ter a melhor integração no mercado de trabalho”.

A diretora cessante, Teresa Mouga, que terminou o seu mandato de quatro anos, salientou as prioridades fundamentais assumidas durante o seu mandato de quatro anos. A formação dos estudantes foi um dos seus compromissos, que avançou com o fomento de estágios curriculares e extracurriculares, com vista a uma maior taxa de empregabilidade. A relação mais próxima com a comunidade e a autarquia foi outra conquista, bem como a área dos recursos humanos na escola, com a criação de melhores condições para os colaboradores e a existência de uma equipa estável de docentes, constituída na sua maioria por docentes doutorados.

Nuno Mangas, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, elogiou o trabalho realizado por Teresa Mouga e destacou igualmente o grande desafio que se coloca a todas as instituições de ensino superior face à grande redução de candidatos ao ensino superior que se verificou nos últimos anos. Reforçou a importância da formação superior e da urgência de se inverter a atual situação, e enalteceu a proximidade da Escola às instituições e empresas com mais projetos. Nuno Mangas motivou a nova direção para “a aposta na diferenciação e notoriedade, e na ligação da ESTM com o mar, de forma a afirmar ainda mais a nossa escola”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP ajudada por agentes espanhóis

Dois polícias espanhóis que participaram num projeto de intercâmbio com Portugal entre 1 e 8 e agosto estiveram em serviço de patrulhamento e vigilância na Nazaré, Alcobaça e Caldas da Rainha.

psp

Acidente mata dois jovens

Um rapaz e uma rapariga, ambos de 18 anos, morreram no passado domingo na sequência do despiste do carro em que seguiam, cerca das sete e meia da manhã, no IC2, perto de Alcoentre. Outros dois jovens ficaram feridos, um dos quais com gravidade, uma rapariga que foi transportada para o hospital de Vila Franca de Xira.

Despiste de mota mortal

Um homem de 44 anos morreu na tarde do passado domingo no Cadaval, na sequência do despiste da mota que conduzia.