Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Livro polémico na Igreja de São Tiago

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A apresentação do livro “A filha do Papa Pio XII”, de Luís Miguel Rocha, na Igreja de São Tiago, em Óbidos, no âmbito da 1ª Feira do Livro da Vila Literária, ficou marcada pela polémica.
Igreja de São Tiago

O vereador José Machado, do PS, considerou que o local de apresentação não se adequa ao conteúdo do livro, que aborda a existência de uma filha secreta do Papa Pio XII.

“A Igreja de São Tiago está cedida pelo Patriarcado ao Município, através de protocolo”, apontou José Machado, para quem o conteúdo deste livro parece violar aquele protocolo que “prevê a realização de atividades de natureza cultural, desde que do ponto de vista moral respeitem a natureza dos templos religiosos cristãos”.

O autarca interrogou o executivo se se tratou de “uma distração”, quando o município tem outros locais, na vila de Óbidos, onde estão a ser vendidos livros.

O presidente da Câmara, Telmo Faria, afirmou que “qualquer pessoa pode fazer uma apreciação crítica sobre conteúdos, contudo, esta intervenção do vereador José Machado parece estar mais ao nível da censura, ou visa essencialmente isso”.

Sublinhou que “a Câmara não intervém na programação editorial da livraria, pelo que o vereador José Machado está a tentar, uma vez mais, prejudicar a autarquia”.

José Machado defendeu que, “devido ao sucedido, seja apresentado um pedido de desculpas à Igreja”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe