Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C

Desempregada com filho deficiente ganha habitação em Peniche

Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os serviços sociais da autarquia de Peniche resolveram o problema de Hélia Santos, que tem um filho com problemas de desenvolvimento e corria o risco de viver na rua. A mulher, de 32 anos, é mãe solteira e está desempregada há mais de dois anos, sendo que no último emprego não lhe pagaram todo o vencimento.
Os serviços sociais da autarquia de Peniche resolveram o problema de Hélia Santos

Hélia Santos vivia em casa do avô, mas depois da sua morte, a senhoria exigiu que saísse da habitação ou caso pretendesse continuar teria de pagar mais do que os atuais 60 euros.

Sem emprego, com um rendimento de pouco mais de 150 euros, Hélia Santos não teve outra alternativa senão recorrer ao apoio do gabinete da ação social da câmara de Peniche, além de estar sempre a receber apoio dos seus familiares mais próximos.

No gabinete da ação social, uma técnica aceitou a sua inscrição mas avisou-a de que tinha mais de 300 pessoas à sua frente e que pediram habitação. Perante este diagnóstico, Hélia Santos pediu ajuda ao JORNAL DAS CALDAS, mas depois do nosso contacto os serviços da autarquia já tinham apurado que este caso era grave, dada a deficiência do filho.

Ao menino com seis anos foi-lhe diagnosticado um atraso no seu desenvolvimento, pelo que tem necessidades especiais.

O presidente da câmara municipal de Peniche, António José Correia, não quis prestar declarações, nem a vereadora Clara Abrantes, que detém o pelouro da solidariedade social, mas numa nota enviada para a nossa redação explicam que “a câmara municipal de Peniche tem conhecimento deste agregado, família monoparental, constituído por mãe e um filho menor, com problemas de saúde. Reconhece a vulnerabilidade e a carência à qual a família está exposta, e por esses motivos estamos a acompanhar a situação a diversos níveis nomeadamente, emprego e formação, saúde e habitação. No que respeita à necessidade de habitação, este agregado apresenta uma carência habitacional e socioeconómica bastante acentuada, que o torna prioritário e que em breve contamos resolver a situação, que depois daremos conta”.

Esta brevidade aconteceu na semana passada, já que a atribuição de uma casa para Hélia Santos e para o seu filho foi aprovada em reunião de câmara, faltando agora serem feitas obras por parte dos elementos dos serviços da autarquia para que este agregado familiar mude de casa.

A progenitora e o seu filho vão continuar a precisar de apoio, principalmente um emprego para Hélia Santos, que não desiste de procurar trabalho e de ter uma vida mais ou menos estável, apesar da sua doença não dar para todos os tipos de atividades laborais.

Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura