Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Desempregada com filho deficiente ganha habitação em Peniche

Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os serviços sociais da autarquia de Peniche resolveram o problema de Hélia Santos, que tem um filho com problemas de desenvolvimento e corria o risco de viver na rua. A mulher, de 32 anos, é mãe solteira e está desempregada há mais de dois anos, sendo que no último emprego não lhe pagaram todo o vencimento.
Os serviços sociais da autarquia de Peniche resolveram o problema de Hélia Santos

Hélia Santos vivia em casa do avô, mas depois da sua morte, a senhoria exigiu que saísse da habitação ou caso pretendesse continuar teria de pagar mais do que os atuais 60 euros.

Sem emprego, com um rendimento de pouco mais de 150 euros, Hélia Santos não teve outra alternativa senão recorrer ao apoio do gabinete da ação social da câmara de Peniche, além de estar sempre a receber apoio dos seus familiares mais próximos.

No gabinete da ação social, uma técnica aceitou a sua inscrição mas avisou-a de que tinha mais de 300 pessoas à sua frente e que pediram habitação. Perante este diagnóstico, Hélia Santos pediu ajuda ao JORNAL DAS CALDAS, mas depois do nosso contacto os serviços da autarquia já tinham apurado que este caso era grave, dada a deficiência do filho.

Ao menino com seis anos foi-lhe diagnosticado um atraso no seu desenvolvimento, pelo que tem necessidades especiais.

O presidente da câmara municipal de Peniche, António José Correia, não quis prestar declarações, nem a vereadora Clara Abrantes, que detém o pelouro da solidariedade social, mas numa nota enviada para a nossa redação explicam que “a câmara municipal de Peniche tem conhecimento deste agregado, família monoparental, constituído por mãe e um filho menor, com problemas de saúde. Reconhece a vulnerabilidade e a carência à qual a família está exposta, e por esses motivos estamos a acompanhar a situação a diversos níveis nomeadamente, emprego e formação, saúde e habitação. No que respeita à necessidade de habitação, este agregado apresenta uma carência habitacional e socioeconómica bastante acentuada, que o torna prioritário e que em breve contamos resolver a situação, que depois daremos conta”.

Esta brevidade aconteceu na semana passada, já que a atribuição de uma casa para Hélia Santos e para o seu filho foi aprovada em reunião de câmara, faltando agora serem feitas obras por parte dos elementos dos serviços da autarquia para que este agregado familiar mude de casa.

A progenitora e o seu filho vão continuar a precisar de apoio, principalmente um emprego para Hélia Santos, que não desiste de procurar trabalho e de ter uma vida mais ou menos estável, apesar da sua doença não dar para todos os tipos de atividades laborais.

Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto