Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

“SOS Termal” com 200 participantes no desfile e manifestação

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“O Hospital Termal de Caldas da Rainha é do povo. Estão a roubar o nosso património e a desrespeitar o legado da Rainha!”, podia ler-se num cartaz empunhado na manifestação “SOS Termal”, realizada na tarde de 15 de maio e que juntou cerca de 200 pessoas. Um protesto marcado simbolicamente para o dia da cidade, que tradicionalmente marcava a abertura da época alta termal.
Um dos cartazes na manifestação/foto Carlos Barroso

O evento foi promovido pela Comissão de Utentes “Juntos pelo Nosso Hospital” e não contou com nenhum elemento da vereação social-democrata ou dos principais dirigentes do PSD e CDS locais, ao contrário da presença de responsáveis de outros partidos, que após a realização da homenagem à rainha D. Leonor, com é tradicional no ferido municipal, não se deslocaram ao Hospital Termal para a habitual visita e sessão solene, que foram canceladas.

O encerramento indefinido do Hospital Termal foi o principal motivo que levou à organização da manifestação. A comissão de utentes considera “absolutamente inaceitável que os responsáveis pela gestão danosa do Hospital Termal nos últimos quatro anos sejam agora aqueles que exercem uma chantagem inadmissível sobre a cidade de Caldas da Rainha para que aceite os termos da sua cedência precária por um prazo de 25 anos”.

A comissão de utentes considera ainda que o futuro do Hospital Termal “deve passar por uma solução aberta, participada e sustentada nas responsabilidades partilhadas pelas autoridades democraticamente eleitas, tendo como objetivo a sua valorização e requalificação, assim como de todo o seu património”.

Após concentração na Praça 5 de Outubro, realizou-se uma marcha pela Rua Heróis da Grande Guerra até à Rainha e depois pela Rua de Camões até ao Largo da Copa (frente ao Hospital Termal).

Jaime Neto, porta-voz da comissão de utentes, disse ao JORNAL DAS CALDAS que “o objetivo desta marcha é dar corpo à voz dos cidadãos caldenses, que exigem soluções transparentes para o hospital termal”.

“Achamos que está na altura de começar a construir um projeto futuro. Este é o hospital termal mais antigo do mundo, que tem um grande potencial. As termas encontram-se encerradas e ninguém pode ter acesso às águas, pelo que defendemos a reabertura”, vincou.

“O termalismo podia ser uma mais valia na economia da região, integrada numa área turística, associando os tratamentos clássicos com o termalismo de bem-estar”, fez notar António Curado, da comissão de utentes.

Ana Voigt, da comissão de utentes, lembrou que as Termas “desenvolviam a economia em redor, movimentavam muita gente e o dinheiro circulava”. “As fábricas de cerâmica têm fechado, a restauração também não tem clientes e o estado do Hospital Termal vem agravar a situação”, lamentou.

Helena Carvalho, uma das participantes na manifestação, sublinhou que o Hospital Termal “era um polo para toda a cidade, porque as pessoas vinham e alugavam quartos e agora o comércio ficou todo prejudicado”.

O protesto culminou com uma largada de balões pretos e brancos, embora o vento não tenha ajudado.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga