Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

“SOS Termal” com 200 participantes no desfile e manifestação

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“O Hospital Termal de Caldas da Rainha é do povo. Estão a roubar o nosso património e a desrespeitar o legado da Rainha!”, podia ler-se num cartaz empunhado na manifestação “SOS Termal”, realizada na tarde de 15 de maio e que juntou cerca de 200 pessoas. Um protesto marcado simbolicamente para o dia da cidade, que tradicionalmente marcava a abertura da época alta termal.
Um dos cartazes na manifestação/foto Carlos Barroso

O evento foi promovido pela Comissão de Utentes “Juntos pelo Nosso Hospital” e não contou com nenhum elemento da vereação social-democrata ou dos principais dirigentes do PSD e CDS locais, ao contrário da presença de responsáveis de outros partidos, que após a realização da homenagem à rainha D. Leonor, com é tradicional no ferido municipal, não se deslocaram ao Hospital Termal para a habitual visita e sessão solene, que foram canceladas.

O encerramento indefinido do Hospital Termal foi o principal motivo que levou à organização da manifestação. A comissão de utentes considera “absolutamente inaceitável que os responsáveis pela gestão danosa do Hospital Termal nos últimos quatro anos sejam agora aqueles que exercem uma chantagem inadmissível sobre a cidade de Caldas da Rainha para que aceite os termos da sua cedência precária por um prazo de 25 anos”.

A comissão de utentes considera ainda que o futuro do Hospital Termal “deve passar por uma solução aberta, participada e sustentada nas responsabilidades partilhadas pelas autoridades democraticamente eleitas, tendo como objetivo a sua valorização e requalificação, assim como de todo o seu património”.

Após concentração na Praça 5 de Outubro, realizou-se uma marcha pela Rua Heróis da Grande Guerra até à Rainha e depois pela Rua de Camões até ao Largo da Copa (frente ao Hospital Termal).

Jaime Neto, porta-voz da comissão de utentes, disse ao JORNAL DAS CALDAS que “o objetivo desta marcha é dar corpo à voz dos cidadãos caldenses, que exigem soluções transparentes para o hospital termal”.

“Achamos que está na altura de começar a construir um projeto futuro. Este é o hospital termal mais antigo do mundo, que tem um grande potencial. As termas encontram-se encerradas e ninguém pode ter acesso às águas, pelo que defendemos a reabertura”, vincou.

“O termalismo podia ser uma mais valia na economia da região, integrada numa área turística, associando os tratamentos clássicos com o termalismo de bem-estar”, fez notar António Curado, da comissão de utentes.

Ana Voigt, da comissão de utentes, lembrou que as Termas “desenvolviam a economia em redor, movimentavam muita gente e o dinheiro circulava”. “As fábricas de cerâmica têm fechado, a restauração também não tem clientes e o estado do Hospital Termal vem agravar a situação”, lamentou.

Helena Carvalho, uma das participantes na manifestação, sublinhou que o Hospital Termal “era um polo para toda a cidade, porque as pessoas vinham e alugavam quartos e agora o comércio ficou todo prejudicado”.

O protesto culminou com uma largada de balões pretos e brancos, embora o vento não tenha ajudado.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0