Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Novos modelos Opel na STA auto

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A STA auto realizou entre 18 e 21 de abril um fim de semana de portas abertas nas suas instalações na Estrada de Tornada, nas Caldas da Rainha, para exibir os novos Opel Mokka e Opel Adam.
Opel Adam

O Mokka, o novo SUV da Opel, é a primeira entrada da marca num segmento que tem registado rápido crescimento.

Apesar de ter apenas 4,28 metros de comprimento, o novo Mokka oferece um habitáculo espaçoso para cinco pessoas, sentadas em posição relativamente elevada. O modelo faz jus à filosofia da Opel de aliar design moderno a funcionalidade e a tecnologias inovadoras. Inclui faróis direcionais adaptativos, suporte integrado para bicicletas e bancos ergonómicos. Dos sistemas destinados a conferir maior conforto e segurança à condução merecem destaque o controlo de estabilidade eletrónico, o controlo de tração e os sistemas de ajuda ao arranque em subidas e de controlo de estabilidade em descidas. Além da tração às rodas dianteiras, o Mokka pode estar equipado com transmissão integral ‘inteligente’, que transfere automaticamente potência para as rodas traseiras quando é necessário obter maior capacidade de tração.

O acesso à gama de motores a gasolina é feito através do 1.6 ‘atmosférico’ com 115 cv de potência e 155 Nm de binário, que consome 6,5 l/100 km e emite 153 g/km de CO2. Segue-se o 1.4 Turbo com 140 cv e 200 Nm de binário, que atinge uma velocidade máxima de 190 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. O consumo de combustível no ciclo combinado é de 6,4 l/100 km, equivalendo a emissões de 149 g/km de CO2.O Mokka está também disponível com motor turbodiesel 1.7 CDTI com 130 cv (96 kW) e 300 Nm de binário máximo, com consumos de apenas 4,5 l de gasóleo aos 100 km no ciclo combinado (119 g/km de CO2). Esta mesma versão do Mokka consegue atingir 187 km/h de velocidade máxima, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 10,5 segundos.

O sistema FCA alerta o condutor com avisos sonoro e visual numa situação crítica de colisão iminente com o veículo da frente. O aviso de saída de faixa alerta o condutor se este, inadvertidamente, sair da faixa de rodagem. Os engenheiros da Opel aperfeiçoaram também o sistema de deteção de sinais de trânsito que, além de sinais circulares, passa também a reconhecer sinais retangulares como os das autoestradas e sinais de limitação de velocidade a uma distância de 60 metros. O sistema consegue ainda ler painéis dinâmicos de LED. Todos estes dispositivos tecnológicos contribuem para evitar infrações de trânsito ou acidentes causados pela fadiga do condutor.

Os preços iniciam-se em 21.720 euros para a versão 1.6 Cosmo de tração dianteira. A opção turbodiesel 1.7 CDTI Cosmo com transmissão às rodas da frente é proposta por 25.470 euros.

O Opel Adam é o citadino ‘chique’ da marca. De dimensões compactas, mede 3,70 metros de comprimento e 1,72 metros de largura. Tratando-se de um jovial dois volumes de três portas, no habitáculo, tem lotação para quatro pessoas.

O novo sistema de comunicação, informação e entretenimento a bordo, IntelliLink, integra o smartphone do proprietário no sistema do automóvel. Outros equipamentos, ideais para o ambiente urbano, são o sistema de estacionamento automático de nova geração, o alerta de ângulo cego lateral e o sistema de direção assistida.

Oferece à escolha dois motores económicos 1.2 de 70 cv e 1.4 de 100 cv, ambos a gasolina.

Todos os Adam estão equipados de série com ar condicionado, volante forrado a couro, programador de velocidade, computador de bordo, espelhos de regulação elétrica, vidros elétricos, fecho centralizado de portas e jantes em liga leve, entre muitos outros. Também no capítulo da segurança a lista de equipamento de série do Adam é muito extensa, integrando, por exemplo, programa eletrónico de estabilidade, sistema de travagem antibloqueio, airbags frontais, airbags laterais e airbags de cortina.

O sistema Start/Stop, que desliga automaticamente o motor quando o automóvel está parado representa um considerável contributo para a economia de combustível, especialmente na cidade. A média de consumo misto do Adam 1.2 de 70 cv fixa-se em apenas 5,0 l/100 km e a do Adam 1.4 de 100 cv em 5,1 l/100.

O Adam 1.2 Jam é proposto por 13.995 euros. Com motor 1.4, os preços iniciam-se em 15.295 euros.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe