Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 17° C
EDITORIAL

“Quero uma igreja pobre e para os pobres” afirmou o Papa Francisco

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na passada quarta-feira, dia 13 de março às 18h02 (hora de Lisboa), após a 5ª votação dos 115 cardeais, e ja no 2º dia de conclave, surgiu o habitual fumo branco assinalando a escolha do novo Papa.

Pela 1ª vez na história o eleito foi um religioso do continente americano, D.Jorge Bergoglio, até então arcebispo de Buenos Aires, que adotou o nome de Francisco, em homenagem ao santo de Assis, fundador da Ordem Franciscana.

O seu nome não constava na lista dos favoritos, daí alguma surpresa, que rapidamente se transformou em alegria aquando da sua aparição na varanda da basílica de São Pedro, perante mais de 150 mil fieis que encheram, por completo a praça, ao mesmo tempo que milhares de jornalistas transmitiam as imagens para todo o mundo, acompanhadas com entusiasmo por mais de um bilião de católicos espalhados pelos quatro continentes.

O novo pontífice pediu aos fieis “que rezem ao Senhor para que me abençoe” e desejou que o seu caminho vá ao encontro de “fraternidade e amor”.

O recém eleito Papa tirou o curso de Engenharia Química e só aos 21 anos ingressou no seminário Jesuíta de Buenos Aires e é conhecida a sua dedicação as questões sociais.

D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, disse em entrevista televisiva que ele e o novo Papa foram feitos cardeais na mesma altura (bem como D.Saraiva Martins) adiantando estarmos perante um homem simples que não vivia no Passo Episcopal, antes num apartamento, cozinhava, utilizava transportes públicos, chegando, mesmo, a deslocar-se de bicicleta.

Para já a expectativa em torno do Papa Francisco é grande e muitos católicos esperam que ele caminhe no sentido de renovação da igreja.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).