Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
EDITORIAL

CUMPRE-SE A TRADIÇÃO E O CARNAVAL SAI ÀS RUAS

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Desconhece-se, com rigor, a origem do carnaval mas há quem defenda que terá começado na Grécia Antiga, 500 anos antes de Cristo, e durante o qual os habitantes agradeciam aos Deuses as graças concedidas. No entanto há quem contraponha afirmando que as primeiras manifestações tiveram lugar na Roma dos Césares.

Seja como for, há muito que as festas carnavalescas marcam, anualmente, o calendário dos países da europa e américa latina, destacando-se o carnaval do Rio de Janeiro como o mais famoso e festejado do mundo.

Também em Portugal o carnaval tem uma forte tradição e é assinalado com mascarados e os mais diversos desfiles onde, para além de um rei e uma rainha, muitas figuras publicas são caricaturadas, sobretudo os governantes locais e nacionais.

O carnaval está tão arreigado às tradições populares que nem mesmo a proibição à tolerância de ponto (iniciado pelo então primeiro ministro Cavaco Silva), levou os foliões a deixar de sair à rua.

Na região Oeste o Carnaval de Torres Vedras é, sem dúvida, o mais participado onde para além de um gradioso corso se encontram as famosas matrafonas.

Nas Caldas da Rainha o corso conta com a participação de cerca de 20 carros alegóricos e os convidados para rei e rainha são os ex concorrentes da Casa dos Segredos, o caldense Hélio e a algarvia Cátia.

Para além dos participantes do corso organizado, como é habitual, juntar-se-ão grupos espontâneos para animar a grande festa.

Mais uma vez a tradição cumpre-se e milhares de portugueses sairão à rua esquecendo-se, por alguns dias, das agruras inerentes à forte crise que o país atravessa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Comissão Cívica do Hospital Termal homenageia Mário Gonçalves

A Comissão Cívica do Hospital Termal e Património Rainha D. Leonor prestou homenagem a Mário Gonçalves, através de um comunicado em que que sublinha ter sido “um profissional de excelência e um ser humano único, muito ponderado e sempre muito atento aos interesses dos caldenses”.