Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
EDITORIAL

CUMPRE-SE A TRADIÇÃO E O CARNAVAL SAI ÀS RUAS

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Desconhece-se, com rigor, a origem do carnaval mas há quem defenda que terá começado na Grécia Antiga, 500 anos antes de Cristo, e durante o qual os habitantes agradeciam aos Deuses as graças concedidas. No entanto há quem contraponha afirmando que as primeiras manifestações tiveram lugar na Roma dos Césares.

Seja como for, há muito que as festas carnavalescas marcam, anualmente, o calendário dos países da europa e américa latina, destacando-se o carnaval do Rio de Janeiro como o mais famoso e festejado do mundo.

Também em Portugal o carnaval tem uma forte tradição e é assinalado com mascarados e os mais diversos desfiles onde, para além de um rei e uma rainha, muitas figuras publicas são caricaturadas, sobretudo os governantes locais e nacionais.

O carnaval está tão arreigado às tradições populares que nem mesmo a proibição à tolerância de ponto (iniciado pelo então primeiro ministro Cavaco Silva), levou os foliões a deixar de sair à rua.

Na região Oeste o Carnaval de Torres Vedras é, sem dúvida, o mais participado onde para além de um gradioso corso se encontram as famosas matrafonas.

Nas Caldas da Rainha o corso conta com a participação de cerca de 20 carros alegóricos e os convidados para rei e rainha são os ex concorrentes da Casa dos Segredos, o caldense Hélio e a algarvia Cátia.

Para além dos participantes do corso organizado, como é habitual, juntar-se-ão grupos espontâneos para animar a grande festa.

Mais uma vez a tradição cumpre-se e milhares de portugueses sairão à rua esquecendo-se, por alguns dias, das agruras inerentes à forte crise que o país atravessa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss