Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
EDITORIAL

O ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2013

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Conforme era previsivel, o Presidente da Republica promulgou o Orçamento para 2013, mas solicitou a fiscalização sucessiva, ao Tribunal Constitucional, de alguns artigos relativos à suspensão do subsídio de férias aos funcionários publicos, reformados e pensionistas e também de uma sobretaxa extraordinária de solidariedade de 3,5%, sobre pensões acima de 1350 euros.

Para o Supremo Magistrado da Nação “O Diploma suscita fundadas dúvidas sobre a justiça na repartição de sacrifícios”.

Entretanto, os vários partidos da oposição recorreram aos Juízes do Tribunal Constitucional e muitos constitucionalistas entendem, também, que vários artigos do Orçamento, para 2013, oferecem muitas duvidas.

Qualquer que seja o entendimento dos Juizes do Palácio Ratton, a confusão está instalada e caso estes declarem alguma(s) inconstitucionalidade(s), o país vê-se envolvido em mais uma trapalhada que obrigará à mudança de regras a meio do jogo.

Como se não bastasse a crise violenta que se abate no quotidiano dos portugueses, as dúvidas sobre a constitucionalidade do Orçamento do Estado para 2013 criam, ainda, maior instabilidade nas pessoas.

Estamos no princípio do ano e ninguém pode afirmar, com segurança, qual o total de rendimentos que terá em 2013 (sejam trabalhadores, reformados ou pensionistas) para fazer face às despesas diárias e isso é péssimo, sobretudo num tempo em que até o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, reconhece que “Portugal vive uma verdadeira emergência social”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura