Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
EDITORIAL

O ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2013

Jaime Costa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Conforme era previsivel, o Presidente da Republica promulgou o Orçamento para 2013, mas solicitou a fiscalização sucessiva, ao Tribunal Constitucional, de alguns artigos relativos à suspensão do subsídio de férias aos funcionários publicos, reformados e pensionistas e também de uma sobretaxa extraordinária de solidariedade de 3,5%, sobre pensões acima de 1350 euros.

Para o Supremo Magistrado da Nação “O Diploma suscita fundadas dúvidas sobre a justiça na repartição de sacrifícios”.

Entretanto, os vários partidos da oposição recorreram aos Juízes do Tribunal Constitucional e muitos constitucionalistas entendem, também, que vários artigos do Orçamento, para 2013, oferecem muitas duvidas.

Qualquer que seja o entendimento dos Juizes do Palácio Ratton, a confusão está instalada e caso estes declarem alguma(s) inconstitucionalidade(s), o país vê-se envolvido em mais uma trapalhada que obrigará à mudança de regras a meio do jogo.

Como se não bastasse a crise violenta que se abate no quotidiano dos portugueses, as dúvidas sobre a constitucionalidade do Orçamento do Estado para 2013 criam, ainda, maior instabilidade nas pessoas.

Estamos no princípio do ano e ninguém pode afirmar, com segurança, qual o total de rendimentos que terá em 2013 (sejam trabalhadores, reformados ou pensionistas) para fazer face às despesas diárias e isso é péssimo, sobretudo num tempo em que até o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, reconhece que “Portugal vive uma verdadeira emergência social”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto