Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

“Pontos de Vista” na Festa das Adiafas e com debate sobre fusão de freguesias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O programa “Pontos de Vista” na Mais Oeste Rádio, em parceria com o Jornal das Caldas, esteve no passado dia 17 na Festa das Adiafas no Cadaval para uma emissão em direto ao longo de duas horas.
No estúdio da Mais Oeste Rádio

O objetivo foi discutir e analisar a situação da agricultura, nomeadamente do setor vinícola e frutícola, sendo feito o balanço do último ano nestes setores. Foi também focada a importância da exportação e como todo o setor agrícola se está a adaptar à conjuntura atual do país e do mundo.

Foram convidados o presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Aristides Sécio, o diretor da Adega Cooperativa do Cadaval, José Bernardo, o diretor da Adega Cooperativa da Vermelha e da APAS – Associação Produtores Agrícolas da Sobrena, Rui Soares, e o diretor executivo da COOPVAL – Cooperativa Agrícola de Fruticultores do Cadaval, Pedro Nuno Silva, numa emissão conduzida por Francisco Gomes.

Uma semana antes, “Pontos de Vista”, em estúdio, nas Caldas da Rainha, no seu figurino habitual, colocou os representantes dos cinco partidos com assento na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha a comentar os temas da atualidade.

O tema proposto foi o PAEL – Programa de Apoio à Economia Local, ao qual vários municípios da região Oeste aprovaram aderir ao para conseguirem pagar as suas dívidas. A adesão tem motivado a contestação de quem acha que este plano vai comprometer a realização de obras e fazer aumentar os impostos municipais.

Este Plano de Ajustamento Financeiro obriga a redução da despesa e a otimização da receita própria. Em Óbidos, a Câmara Municipal aprovou a contração de um empréstimo no valor de 3,9 milhões de euros pelo prazo de 14 anos. O PSD sustenta que o juro é uma taxa líquida de 4%, mais favorável do que as taxas praticadas pelos bancos e do que as taxas de juros de mora referentes aos atrasos de pagamento. O PS considera que este plano representa o desmoronar das expectativas criadas de importantes obras prometidas.

Em Peniche, o PSD viabilizou a adesão da autarquia local ao PAEL por achar ser uma excelente oportunidade de sanear as contas do Município, mas criticou a gestão CDU pela necessidade de recorrer a um empréstimo que, no seu entender, representa “um duro plano de austeridade para Peniche”.

Na Nazaré, a CDU está contra o PAEL. A medida visa a contração de um empréstimo a 20 anos no valor de 33 milhões de euros, com a finalidade de regularizar dívidas de curto prazo. Os comunistas interrogam “como é que se poderá considerar que um programa que obrigará a uma ausência de investimento por parte do município, que elevará ao máximo as taxas de IMI, que reduzirá os benefícios dos contribuintes relativamente ao IRS e que obrigará à criação de derrama para as empresas, é um programa de apoio à economia local?”..

Nas Caldas da Rainha não há recurso ao PAEL, mas a polémica é outra. Tem a ver com a extinção/fusão de freguesias. A Assembleia Municipal ia reunir um dia depois para avaliar a proposta da Câmara. O assunto mereceu aceso debate em “Pontos de Vista”, com Tinta Ferreira (PSD), Manuel Nunes (PS), Luís Braz Gil (CDS/PP), José Carlos Faria (CDU) e Lino Romão (BE).

Foram também analisadas as principais notícias da edição dessa semana do Jornal das Caldas.

“Pontos de Vista” é emitido às quartas-feiras, das 19h às 21h.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas