Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
12° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Prova do circuito mundial de surf dá empurrão ao comércio de Peniche

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A etapa do Mundial de surf que está a decorrer na praia de Supertubos, em Peniche, vai render à região de Peniche, em alojamentos, refeições e transportes, "uma verba bem superior aos quatro milhões de euros registados na edição de 2010 [não há números da edição de 2011]", revela o vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche, Jorge Amador.

“Este ano, prevemos 160 mil visitantes, mais 40 mil do que em 2010. A capacidade hoteleira de Peniche está lotada, o que fez com que já haja unidades em Óbidos e Caldas da Rainha a serem procuradas”, acrescenta.

Muitos visitantes ficaram alojados em parques de campismo, surf camps ou em casa de amigos, alugaram habitação ou levaram autocaravanas.

Com a realização do campeonato mundial de surf em Peniche “a cidade tem mais movimento e o reflexo sente-se na economia local. Mais visitantes geram mais refeições, mais alojamentos e mais despesas, o que ajuda a combater o sufocante cenário da crise”, relata Dina Silva, proprietária do restaurante Abrigo do Pescador, junto à marina.

José Farinha, representante da Rip Curl em Portugal, entidade organizadora da prova, sublinha que a repercussão acaba por ser nacional. O surf “é uma atividade que está a gerar para a economia muitos postos de trabalho”, apontando que “de norte a sul do país, vemos junto ao litoral uma nova economia a crescer à volta desta modalidade, com surf camps e instrutores, que está a trazer a estes períodos conturbados um auxílio à economia”.

Para Frederico Costa, presidente do Turismo de Portugal, “a evolução do surf nesta região é invejável”. “Há quatro anos quando lançámos o desafio de “roubar” este evento a outros destinos, não estávamos à espera desta evolução rápida. É uma das capitais de surf do mundo”, comenta.

“Além da onda ser magnífica, a cidade respira surf e torna o lugar especial. Portugal fica no surf mundial”, afirma Adriano de Souza, vencedor no ano passado.

A etapa de Peniche pode prolongar-se até 21 de outubro. O orçamento da prova ronda os 1,6 milhões de euros. A edição de 2012 do Rip Curl Pro Portugal corresponde ao primeiro dos três anos de licença da marca.

“Tubo” elimina Tiago Pires

A praia de Supertubos estava cheia no passado domingo para ver em prova Tiago Pires, “Saca”, o único português em competição. Os apoios foram muitos e quase o ajudaram a passar à terceira ronda, mas nos últimos instantes do seu “heat” foi surpreendido pelo norte-americano Kolohe Andino, sendo eliminado e concluindo o campeonato entre os 25.ºs classificados.

“Saca”, 24.º do “ranking” mundial, somou 11,50 pontos (5,67 e 5,83), que foram escassos perante os 11,70 (5,2 e 6,5) de Andino, que ocupa a mesma posição na hierarquia e que conseguiu nos momentos finais da sua prestação o tubo que lhe permitiu permanecer na prova, sem que o português tivesse possibilidade de responder com uma onda melhor.

Em quatro provas do circuito mundial disputadas em Peniche, Tiago Pires falhou sempre o apuramento para a terceira ronda, tendo, em 2009, sido mesmo eliminado na primeira. Está em risco de ficar afastado do ASP World Tour no próximo ano.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe