Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
14° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
14° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Prova do circuito mundial de surf dá empurrão ao comércio de Peniche

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A etapa do Mundial de surf que está a decorrer na praia de Supertubos, em Peniche, vai render à região de Peniche, em alojamentos, refeições e transportes, "uma verba bem superior aos quatro milhões de euros registados na edição de 2010 [não há números da edição de 2011]", revela o vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche, Jorge Amador.

“Este ano, prevemos 160 mil visitantes, mais 40 mil do que em 2010. A capacidade hoteleira de Peniche está lotada, o que fez com que já haja unidades em Óbidos e Caldas da Rainha a serem procuradas”, acrescenta.

Muitos visitantes ficaram alojados em parques de campismo, surf camps ou em casa de amigos, alugaram habitação ou levaram autocaravanas.

Com a realização do campeonato mundial de surf em Peniche “a cidade tem mais movimento e o reflexo sente-se na economia local. Mais visitantes geram mais refeições, mais alojamentos e mais despesas, o que ajuda a combater o sufocante cenário da crise”, relata Dina Silva, proprietária do restaurante Abrigo do Pescador, junto à marina.

José Farinha, representante da Rip Curl em Portugal, entidade organizadora da prova, sublinha que a repercussão acaba por ser nacional. O surf “é uma atividade que está a gerar para a economia muitos postos de trabalho”, apontando que “de norte a sul do país, vemos junto ao litoral uma nova economia a crescer à volta desta modalidade, com surf camps e instrutores, que está a trazer a estes períodos conturbados um auxílio à economia”.

Para Frederico Costa, presidente do Turismo de Portugal, “a evolução do surf nesta região é invejável”. “Há quatro anos quando lançámos o desafio de “roubar” este evento a outros destinos, não estávamos à espera desta evolução rápida. É uma das capitais de surf do mundo”, comenta.

“Além da onda ser magnífica, a cidade respira surf e torna o lugar especial. Portugal fica no surf mundial”, afirma Adriano de Souza, vencedor no ano passado.

A etapa de Peniche pode prolongar-se até 21 de outubro. O orçamento da prova ronda os 1,6 milhões de euros. A edição de 2012 do Rip Curl Pro Portugal corresponde ao primeiro dos três anos de licença da marca.

“Tubo” elimina Tiago Pires

A praia de Supertubos estava cheia no passado domingo para ver em prova Tiago Pires, “Saca”, o único português em competição. Os apoios foram muitos e quase o ajudaram a passar à terceira ronda, mas nos últimos instantes do seu “heat” foi surpreendido pelo norte-americano Kolohe Andino, sendo eliminado e concluindo o campeonato entre os 25.ºs classificados.

“Saca”, 24.º do “ranking” mundial, somou 11,50 pontos (5,67 e 5,83), que foram escassos perante os 11,70 (5,2 e 6,5) de Andino, que ocupa a mesma posição na hierarquia e que conseguiu nos momentos finais da sua prestação o tubo que lhe permitiu permanecer na prova, sem que o português tivesse possibilidade de responder com uma onda melhor.

Em quatro provas do circuito mundial disputadas em Peniche, Tiago Pires falhou sempre o apuramento para a terceira ronda, tendo, em 2009, sido mesmo eliminado na primeira. Está em risco de ficar afastado do ASP World Tour no próximo ano.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense no Torneio de Xadrez Centenário

Realizou-se no Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande, no passado dia 29, o Torneio de Xadrez Centenário, onde António Policarpo foi o único representante da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha. Participaram 80 jogadores com o ritmo de...

xadrez

Festival das Sopas

O Sport Clube Escolar Bombarralense vai organizar na sua sede a sexta edição do Festival das Sopas, nos dias 11 de fevereiro, das 18h às 23h, e 12 de fevereiro, das 12h às 16h. Haverá variadas sopas para degustar. As crianças dos 5 aos 10 anos pagam quatro euros e...

Exposição sobre José Saramago no CCC

O STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins associou-se ao centenário de nascimento do Prémio Nobel da Literatura José Saramago, através de uma exposição com a chancela da Fundação José...

saramago