Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
15° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C

Amigos do ambiente limpam margem da Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de vinte pessoas amigas juntaram-se no passado dia 20 e num acto de cidadania limparam uma parte de uma margem da Lagoa de Óbidos e pretendem continuar a fazê-lo sempre que o tempo e a união perdure. A ideia partiu de Filomena Franco, uma cidadã que pertenceu ao Grupo Limpar Portugal, e que aproveitou […]
Amigos do ambiente limpam margem da Lagoa de Óbidos

Cerca de vinte pessoas amigas juntaram-se no passado dia 20 e num acto de cidadania limparam uma parte de uma margem da Lagoa de Óbidos e pretendem continuar a fazê-lo sempre que o tempo e a união perdure. A ideia partiu de Filomena Franco, uma cidadã que pertenceu ao Grupo Limpar Portugal, e que aproveitou a iniciativa para colocar em prática uma questão de civismo, que compete a todos, mas que poucos cumprem: não mandar lixo para o chão. “Fiz parte do Grupo Limpar Portugal em Caldas da Rainha, mas estas pessoas que aqui estão são minhas amigas e eu mobilizei-as, acreditando na causa, para limpar a margem da Lagoa”, disse. “Chamem-lhe terapia, chamem-lhe o que quiserem, mas a Lagoa é linda e merece estar limpa. Caminhar com este lixo todo é um horror. Eu prefiro passar uns dias a limpar, porque depois e agrada-me caminhar com as margens limpas por um tempo”, declarou. Filomena Franco esclareceu que esta iniciativa já começou a algum tempo, mas agora começa a ter alguma visibilidade, faltando a mobilização. A ambientalista insurgiu-se contra as pessoas que fazem caminhadas junto à Lagoa e deixam garrafas de água no chão. “Não há explicação para isto. Eu quando vejo, pego no meu saco e apanho a garrafa e não digo nada. Aliás, durante a minha caminhada apanho todas as latinhas e garrafinhas que encontro. Vamos esperar que as coisas mudem”, manifestou. Para alterar esta atitude apelou à união e à causa cívica que apanha apenas objectos de pequenos volumes como plásticos e vidros, deixando sinalizados objectos que sejam muito grandes para posteriormente virem a ser retirados pelas entidades competentes. Filomena Franco aproveita para lamentar o atentado ambiental no braço da Barosa, apelando para que o mesmo seja resolvido pelas entidades oficiais. Estes amigos do ambiente não têm capacidade de retirar aquele material, entre frigoríficos, pneus, televisores e outros objectos que degradam a imagem da Lagoa de Óbidos. A iniciativa deste grupo de pessoas tem, segundo Filomena Franco, “apenas carácter lúdico e desportivo, tendo em mente o bem-estar de cada um”. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11