Cerca de vinte pessoas amigas juntaram-se no passado dia 20 e num acto de cidadania limparam uma parte de uma margem da Lagoa de Óbidos e pretendem continuar a fazê-lo sempre que o tempo e a união perdure. A ideia partiu de Filomena Franco, uma cidadã que pertenceu ao Grupo Limpar Portugal, e que aproveitou a iniciativa para colocar em prática uma questão de civismo, que compete a todos, mas que poucos cumprem: não mandar lixo para o chão. “Fiz parte do Grupo Limpar Portugal em Caldas da Rainha, mas estas pessoas que aqui estão são minhas amigas e eu mobilizei-as, acreditando na causa, para limpar a margem da Lagoa”, disse. “Chamem-lhe terapia, chamem-lhe o que quiserem, mas a Lagoa é linda e merece estar limpa. Caminhar com este lixo todo é um horror. Eu prefiro passar uns dias a limpar, porque depois e agrada-me caminhar com as margens limpas por um tempo”, declarou. Filomena Franco esclareceu que esta iniciativa já começou a algum tempo, mas agora começa a ter alguma visibilidade, faltando a mobilização. A ambientalista insurgiu-se contra as pessoas que fazem caminhadas junto à Lagoa e deixam garrafas de água no chão. “Não há explicação para isto. Eu quando vejo, pego no meu saco e apanho a garrafa e não digo nada. Aliás, durante a minha caminhada apanho todas as latinhas e garrafinhas que encontro. Vamos esperar que as coisas mudem”, manifestou. Para alterar esta atitude apelou à união e à causa cívica que apanha apenas objectos de pequenos volumes como plásticos e vidros, deixando sinalizados objectos que sejam muito grandes para posteriormente virem a ser retirados pelas entidades competentes. Filomena Franco aproveita para lamentar o atentado ambiental no braço da Barosa, apelando para que o mesmo seja resolvido pelas entidades oficiais. Estes amigos do ambiente não têm capacidade de retirar aquele material, entre frigoríficos, pneus, televisores e outros objectos que degradam a imagem da Lagoa de Óbidos. A iniciativa deste grupo de pessoas tem, segundo Filomena Franco, “apenas carácter lúdico e desportivo, tendo em mente o bem-estar de cada um”. Carlos Barroso
Amigos do ambiente limpam margem da Lagoa de Óbidos
31 de Março, 2011
Cerca de vinte pessoas amigas juntaram-se no passado dia 20 e num acto de cidadania limparam uma parte de uma margem da Lagoa de Óbidos e pretendem continuar a fazê-lo sempre que o tempo e a união perdure. A ideia partiu de Filomena Franco, uma cidadã que pertenceu ao Grupo Limpar Portugal, e que aproveitou […]

Amigos do ambiente limpam margem da Lagoa de Óbidos
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
União Santarém venceu Caldas mas alvi-negros garantem manutenção
Já com a permanência garantida, a União de Santarém visitou o Caldas, a 12 de abril, também com a sua situação praticamente definida, e venceu o jogo por 0-1.
TOMA passou a utilizar autocarros em vez de mini-bus
A linha de transportes urbanos TOMA, operado pela Rodoviária do Oeste (RDO) ao serviço da Câmara das Caldas da Rainha, tem uma nova imagem e quatro autocarros com mais lugares.
1ª volta do Campeonato Nacional de Voleibol Feminino concluída
O Pavilhão Raúl Jardim Graça recebeu, no passado dia 12 de abril, a última jornada da 1ª volta do Campeonato Nacional de Voleibol Feminino – Infantis – Série C.
0 Comentários