Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
14° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
13° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Teatro da Rainha estreia “O Ciúme do Enfarinhado”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Teatro da Rainha inicia a sua programação de 2011 com o Ciúme do Enfarinhado, a primeira peça de Molière, classificada pelos académicos como marginal, representada pela primeira vez em Portugal, com encenação de Fernando Mora Ramos. A estreia será no dia 12 de Fevereiro, na Lavandaria do Centro Hospitalar Oeste Norte, nas Caldas da […]
Teatro da Rainha estreia "O Ciúme do Enfarinhado"

O Teatro da Rainha inicia a sua programação de 2011 com o Ciúme do Enfarinhado, a primeira peça de Molière, classificada pelos académicos como marginal, representada pela primeira vez em Portugal, com encenação de Fernando Mora Ramos. A estreia será no dia 12 de Fevereiro, na Lavandaria do Centro Hospitalar Oeste Norte, nas Caldas da Rainha. Na peça, o cornudo Enfarinhado imaginário, marido básico conservador, supõe que a mulher já fez o que ele imagina e ela desejando mais que a vida pobre que tem, pobre de espírito, procura o que o desejo lhe ordena. Resultado de tudo isto: grandes desavenças de rua, escândalo público no pequeno meio, tudo e todos metidos na conjugal questão. E o que há a reter é que a peça dá conta da emergência de um conflito primordial que ainda está por concretizar como um verdadeiro equilíbrio e que é o resultado do fim da sociedade patriarcal e a liberdade que as meninas, e as mulheres, conquistaram de orientar os afectos para onde eles se dirijam, coisa simples e que nada tem a ver, como se sabe, com a instituição casamento – se os afectos fossem casamentos esta indústria quintuplicaria os seus lucros. Estamos perante o que poderemos chamar de um pequeno pilar de novas liberdades que, justamente o tempo que vamos vivendo com a nova emergência de uma espécie de relevância e simultânea depreciação da instituição casamento parece espelhar de modo absolutamente desnorteado. O encenador Fernando Mora Ramos diz ainda que “o ciúme do enfarinhado propicia também verdadeiros momentos performativos no meio da narrativa, dado que o esquema da peça, a sua arquitectura “lacustre” convida a jogos específicos de representação espontâneos e portanto, por assim dizer, presentificados, ou seja performativos. Eis, portanto, um Molière mais que performativo verdadeiramente acanónico e mais que moderno pós moderno. E mais que canónico acanónico”. O espectáculo, com interpretação de Isabel Lopes, Carlos Borges, Paulo Calatré e Victor Santos, depois da estreia será apresentado para o público escolar, de 16 de Fevereiro a 4 de Março, às 15h00. A ficha artística é constituída da seguinte forma: Tradução e versão | Isabel Lopes; Encenação | Fernando Mora Ramos; Cenografia e figurinos | José Carlos Faria; Interpretação | Isabel Lopes, Carlos Borges, Victor Santos e Paulo Calatré; Duração [50 m / sem intervalo]; Classificação Etária [m/12 anos]. (fotos Margarida Araújo)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf