Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Teatro da Rainha estreia “O Ciúme do Enfarinhado”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Teatro da Rainha inicia a sua programação de 2011 com o Ciúme do Enfarinhado, a primeira peça de Molière, classificada pelos académicos como marginal, representada pela primeira vez em Portugal, com encenação de Fernando Mora Ramos. A estreia será no dia 12 de Fevereiro, na Lavandaria do Centro Hospitalar Oeste Norte, nas Caldas da […]
Teatro da Rainha estreia "O Ciúme do Enfarinhado"

O Teatro da Rainha inicia a sua programação de 2011 com o Ciúme do Enfarinhado, a primeira peça de Molière, classificada pelos académicos como marginal, representada pela primeira vez em Portugal, com encenação de Fernando Mora Ramos. A estreia será no dia 12 de Fevereiro, na Lavandaria do Centro Hospitalar Oeste Norte, nas Caldas da Rainha. Na peça, o cornudo Enfarinhado imaginário, marido básico conservador, supõe que a mulher já fez o que ele imagina e ela desejando mais que a vida pobre que tem, pobre de espírito, procura o que o desejo lhe ordena. Resultado de tudo isto: grandes desavenças de rua, escândalo público no pequeno meio, tudo e todos metidos na conjugal questão. E o que há a reter é que a peça dá conta da emergência de um conflito primordial que ainda está por concretizar como um verdadeiro equilíbrio e que é o resultado do fim da sociedade patriarcal e a liberdade que as meninas, e as mulheres, conquistaram de orientar os afectos para onde eles se dirijam, coisa simples e que nada tem a ver, como se sabe, com a instituição casamento – se os afectos fossem casamentos esta indústria quintuplicaria os seus lucros. Estamos perante o que poderemos chamar de um pequeno pilar de novas liberdades que, justamente o tempo que vamos vivendo com a nova emergência de uma espécie de relevância e simultânea depreciação da instituição casamento parece espelhar de modo absolutamente desnorteado. O encenador Fernando Mora Ramos diz ainda que “o ciúme do enfarinhado propicia também verdadeiros momentos performativos no meio da narrativa, dado que o esquema da peça, a sua arquitectura “lacustre” convida a jogos específicos de representação espontâneos e portanto, por assim dizer, presentificados, ou seja performativos. Eis, portanto, um Molière mais que performativo verdadeiramente acanónico e mais que moderno pós moderno. E mais que canónico acanónico”. O espectáculo, com interpretação de Isabel Lopes, Carlos Borges, Paulo Calatré e Victor Santos, depois da estreia será apresentado para o público escolar, de 16 de Fevereiro a 4 de Março, às 15h00. A ficha artística é constituída da seguinte forma: Tradução e versão | Isabel Lopes; Encenação | Fernando Mora Ramos; Cenografia e figurinos | José Carlos Faria; Interpretação | Isabel Lopes, Carlos Borges, Victor Santos e Paulo Calatré; Duração [50 m / sem intervalo]; Classificação Etária [m/12 anos]. (fotos Margarida Araújo)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.