Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
15° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
15° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C

Um dos casos em Alvorninha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Alunos da escola da Moita são transferidos para sede de freguesia   A escola da Moita, em Alvorninha, a cinco quilómetros das Caldas da Rainha, é uma das que já não vai abrir este ano lectivo, e o encerramento deixa triste Maria da Luz, tarefeira há 29 anos no estabelecimento de ensino. “Não é pelo […]
Um dos casos em Alvorninha

Alunos da escola da Moita são transferidos para sede de freguesia   A escola da Moita, em Alvorninha, a cinco quilómetros das Caldas da Rainha, é uma das que já não vai abrir este ano lectivo, e o encerramento deixa triste Maria da Luz, tarefeira há 29 anos no estabelecimento de ensino. “Não é pelo que me pagavam, porque só fazia lá uma hora por dia, mas tenho pena porque era o orgulho da terra e vinham miúdos das várias aldeias à volta”, manifesta. “A escola teve melhoramentos, é bastante soalheira, tem espaço para brincarem e refeitório, e a professora era exemplar. A única coisa que precisava era janelas novas”, indica Maria da Luz, que também é avó de uma criança que iria frequentar o jardim-de-infância, numa das salas da escola. “Agora vai para o Centro Escolar de Alvorninha, a quatro quilómetros”, relata, questionando: “O que será que vão fazer daquela escola para que não fique agora ao abandono?”. Alexandra Rocha, mãe de uma criança de oito anos que frequentava a escola da Moita, não discorda da transferência para o Centro Escolar de Alvorninha. Só contesta que o novo estabelecimento “como vai receber os garotos das escolas dos arredores, devia funcionar até ao 8º ano, porque assim como está, quando acabarem o primeiro ciclo, vão ter de mudar de escola outra vez”. O marido, João Norberto, também acredita que a nova escola “vá ser melhor”. Para trás fica a nostalgia de ter andado numa escola que até dá nome à rua onde foi construída. O filho, André, é peremptório: “A nova escola vai ser melhor porque vai ter mais alunos e mais espaço para brincar e aprender, e eu vou ter mais amigos”. “A escola da Moita estava um bocadinho estragada”, desabafa, admitindo, no entanto, sentir “alguma pena” pelo encerramento.   Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11