Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C

Aberta da Lagoa fechada à segunda tentativa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
À segunda tentativa, a aberta, que estava a colocar em risco a margem norte da praia da Foz do Arelho, foi fechada com o auxílio de maquinaria pesada. Este processo aconteceu no passado dia 20, durante a tarde e numa altura em que a maré estava a virar entre a vazante e a enchente. Os […]
Aberta da Lagoa fechada à segunda tentativa

À segunda tentativa, a aberta, que estava a colocar em risco a margem norte da praia da Foz do Arelho, foi fechada com o auxílio de maquinaria pesada. Este processo aconteceu no passado dia 20, durante a tarde e numa altura em que a maré estava a virar entre a vazante e a enchente. Os trabalhos movimentaram ao longo de todo o dia várias máquinas, entre as quais três giratórias, quatro dumpers e duas máquinas de arrasto, envolvendo a colocação de pedras de grande volume e várias toneladas de areia. O fecho do canal já havia sido tentado um dia antes, mas uma máquina ficou em posição delicada e como tiveram de se centrar as operações na recuperação do dumper, e quando os trabalhos voltaram a desenvolver-se o mar não deixou. Assim, durante o passado dia 20, todos os esforços foram conseguidos, uma vez que no final do dia o canal de ligação da Lagoa de Óbidos ao mar da Foz do Arelho estava encerrado e com isso a erosão da praia está por agora parada. Curiosamente, no dia em que a aberta foi encerrada a autarquia das Caldas entregou a candidatura à Bandeira Azul. Esta intervenção decorre do reposicionamento para a zona central da aberta da Lagoa de Óbidos para se criarem condições para uma época balnear segura. A intervenção realizada através do INAG (Instituto da Água), com o apoio técnico do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), foi iniciada no dia 29 de Março, com a intervenção directa da Ministra do Ambiente e prevê a retirada de 60 mil metros cúbicos de areia, para permitir “deslocar a aberta da lagoa da sua posição actual, encostada à margem norte para a zona central da lagoa, mediante escavação do cordão dunar e execução de aterro de fecho da existente”, de acordo com a informação divulgada pelo Ministério do Ambiente. Apesar de desconhecer o plano de obra, que solicitou “há um mês”, o presidente da Junta da Foz do Arelho admitiu ser “um bom sintoma” que os técnicos tenham conseguido encerrar a embocadura que liga a Lagoa ao mar “antes da subida da maré, que retira a areia que vai sendo colocada”. “Se a água parar de correr nesta zona, a própria natureza se encarregará de repor a praia do mar”, acredita Fernando Horta, convicto de que até ao final da intervenção será possível aumentar o areal, que a força das marés e a deslocação da aberta para norte reduziram nos últimos meses. No dia em que a aberta foi encerrada, o JORNAL das CALDAS apurou que Fernando Costa, presidente da Câmara das Caldas, que se encontrava nos Estados Unidos, telefonou e conversou com o encarregado da obra, um engenheiro da empresa a quem foi adjudicada a empreitada e que lhe terá dito que a aberta voltará a abrir esta quarta-feira, já com a margem norte mais consolidada. Não conseguimos apurar como vai ficar o areal da praia da Foz do Arelho nem se as pedras e os sacos com areia que foram usados para proteger o emissário vão ficar cobertos de areia, uma vez que ninguém prestou declarações.   Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11