Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Aberta da Lagoa fechada à segunda tentativa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
À segunda tentativa, a aberta, que estava a colocar em risco a margem norte da praia da Foz do Arelho, foi fechada com o auxílio de maquinaria pesada. Este processo aconteceu no passado dia 20, durante a tarde e numa altura em que a maré estava a virar entre a vazante e a enchente. Os […]
Aberta da Lagoa fechada à segunda tentativa

À segunda tentativa, a aberta, que estava a colocar em risco a margem norte da praia da Foz do Arelho, foi fechada com o auxílio de maquinaria pesada. Este processo aconteceu no passado dia 20, durante a tarde e numa altura em que a maré estava a virar entre a vazante e a enchente. Os trabalhos movimentaram ao longo de todo o dia várias máquinas, entre as quais três giratórias, quatro dumpers e duas máquinas de arrasto, envolvendo a colocação de pedras de grande volume e várias toneladas de areia. O fecho do canal já havia sido tentado um dia antes, mas uma máquina ficou em posição delicada e como tiveram de se centrar as operações na recuperação do dumper, e quando os trabalhos voltaram a desenvolver-se o mar não deixou. Assim, durante o passado dia 20, todos os esforços foram conseguidos, uma vez que no final do dia o canal de ligação da Lagoa de Óbidos ao mar da Foz do Arelho estava encerrado e com isso a erosão da praia está por agora parada. Curiosamente, no dia em que a aberta foi encerrada a autarquia das Caldas entregou a candidatura à Bandeira Azul. Esta intervenção decorre do reposicionamento para a zona central da aberta da Lagoa de Óbidos para se criarem condições para uma época balnear segura. A intervenção realizada através do INAG (Instituto da Água), com o apoio técnico do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), foi iniciada no dia 29 de Março, com a intervenção directa da Ministra do Ambiente e prevê a retirada de 60 mil metros cúbicos de areia, para permitir “deslocar a aberta da lagoa da sua posição actual, encostada à margem norte para a zona central da lagoa, mediante escavação do cordão dunar e execução de aterro de fecho da existente”, de acordo com a informação divulgada pelo Ministério do Ambiente. Apesar de desconhecer o plano de obra, que solicitou “há um mês”, o presidente da Junta da Foz do Arelho admitiu ser “um bom sintoma” que os técnicos tenham conseguido encerrar a embocadura que liga a Lagoa ao mar “antes da subida da maré, que retira a areia que vai sendo colocada”. “Se a água parar de correr nesta zona, a própria natureza se encarregará de repor a praia do mar”, acredita Fernando Horta, convicto de que até ao final da intervenção será possível aumentar o areal, que a força das marés e a deslocação da aberta para norte reduziram nos últimos meses. No dia em que a aberta foi encerrada, o JORNAL das CALDAS apurou que Fernando Costa, presidente da Câmara das Caldas, que se encontrava nos Estados Unidos, telefonou e conversou com o encarregado da obra, um engenheiro da empresa a quem foi adjudicada a empreitada e que lhe terá dito que a aberta voltará a abrir esta quarta-feira, já com a margem norte mais consolidada. Não conseguimos apurar como vai ficar o areal da praia da Foz do Arelho nem se as pedras e os sacos com areia que foram usados para proteger o emissário vão ficar cobertos de areia, uma vez que ninguém prestou declarações.   Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf