Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 20° C

Arguida em processo-crime

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mãe luta em tribunal para reaver filha de dez anos A mãe de uma menina de dez anos que quer recuperar o direito de contactar com a filha, de quem perdeu o poder paternal e está impedida de comunicar desde há mais de quatro anos, é arguida num processo-crime movido pelo Tribunal das Caldas da […]
Arguida em processo-crime

Mãe luta em tribunal para reaver filha de dez anos A mãe de uma menina de dez anos que quer recuperar o direito de contactar com a filha, de quem perdeu o poder paternal e está impedida de comunicar desde há mais de quatro anos, é arguida num processo-crime movido pelo Tribunal das Caldas da Rainha, que pretende apurar se a menor foi sujeita a actos de natureza sexual e alvo de maus-tratos. “É tudo mentira. Todas as acusações ou insinuações são falsas. É uma manobra para poderem vir a adoptá-la”, assegura a progenitora, Sandra Eugénia, de 29 anos, empregada de balcão em Ourém. Segundo o Ministério Público, apesar da proibição de ver a criança, no primeiro trimestre de 2006, a mãe ia à escola da filha sem autorização e levava-a para casa, onde fazia gravações da menor, acompanhada pelo então companheiro, em poses que a menina reproduzia posteriormente. “Nunca houve maus-tratos e é impossível que se possa provar que durante três meses, à hora de almoço, tenha ido à escola e a tenha levado para casa para efectuar filmagens dela em poses sexuais”, frisa. “Se fosse verdade seriam necessários pelo menos três a quatro horas, porque moro a 60 quilómetros de distância, o que demonstraria a total incúria do estabelecimento escolar para não saber durante horas de uma criança entregue aos seus cuidados, porque nessa altura eu já não tinha autorização para contactá-la”, argumenta, questionando: “Onde é que estão as imagens?” O processo, que está na fase de inquérito, decorre da extracção de certidões de anteriores decisões judiciais, que retiraram gradualmente, desde Julho de 2003, o poder paternal a Sandra Eugénia, devido a falta de cuidados básicos de higiene e alimentares, segurança, formação e educação da menor em risco, relacionado com o comportamento e modo de vida da mãe, que, segundo o tribunal, revelava grande instabilidade sócio-económica e emocional. Em Março de 2005 o regime de visitas à progenitora ficou suspenso e em Setembro de 2007 foi decretada a confiança judicial da menor aos padrinhos com vista a futura adopção plena. Na passada sexta-feira, Sandra Eugénia viu a sua filha, depois de cerca de quatro anos e meio sem poder contactá-la por ordem judicial. Mas continuou sem poder aproximar-se dela. A menina foi ouvida no tribunal das Caldas da Rainha, no âmbito do processo-crime movido contra a mãe. O casal que pretende adoptar a menina é visto pelo tribunal como reunindo “a motivação adequada e capacidades sócio-educativas” para fazer a criança feliz. Ao ter saído pelas traseiras do Tribunal das Caldas da Rainha inviabilizou a recolha de algum depoimento sobre o caso. Quanto ao pai da menina, nunca procurou a menor, nem efectuou qualquer contacto com ela, inexistindo quaisquer vínculos decorrentes da filiação. Até aos quatro anos a criança viveu com a mãe, que diz ter prescindido de pensão de alimentos por poder sustentar a filha. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11