Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
16° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C

Ilustrações científicas de aves em exposição

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A exposição “Identidades”, de André Valério, esteve patente no café Mazagran, em Caldas da Rainha, entre 14 de Abril e 10 de Maio. A mostra consistia num conjunto de 11 ilustrações científicas de aves, cujo objectivo era alertar para o conhecimento e preservação da biodiversidade local. André Valério, nascido em 1989, em Mafra, frequenta o […]
Ilustrações científicas de aves em exposição

A exposição “Identidades”, de André Valério, esteve patente no café Mazagran, em Caldas da Rainha, entre 14 de Abril e 10 de Maio. A mostra consistia num conjunto de 11 ilustrações científicas de aves, cujo objectivo era alertar para o conhecimento e preservação da biodiversidade local. André Valério, nascido em 1989, em Mafra, frequenta o curso de Design de Ambientes, na Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha. É desde cedo que começa o seu fascínio pela avifauna do seu concelho e a ilustração surge da sua paixão e necessidade de promover a preservação das aves bem como os seus habitats, tendo editado alguns projectos relacionados com a preservação da avifauna local. A convite do seu amigo e colega de observação, D’Almeida Simões, tem participado nas suas exposições contribuindo com ilustrações de algumas espécies e auxiliando na elaboração e edição de um roteiro de observação de aves para a Câmara Municipal de Mafra, editado em 2008. “A perícia na localização e na identificação das espécies não se adquire facilmente, e é nisso que reside todo o seu fascínio. Desde bem cedo este encanto faz parte da minha vida, algo que me desperta os sentidos e me faz parar cada vez que vejo ou oiço um chapim, por exemplo”, relata André Valério. “Crescer numa aldeia perto de Mafra, rodeado por todos os “bicharocos” que habitam e visitam o nosso quintal conduziu-me a este fascínio, contudo, grande parte das aves permaneceu um mistério até certa parte da minha adolescência. A integração na arte da Falcoaria, a participação em projectos de preservação e conservação da fauna silvestre, bem como a educação ambiental, despertou-me a observação mais intensa das aves”, revela. “A ilustração científica, surge como recurso à fotografia, que muitas das vezes se torna dispendiosa em equipamento. Poder conceber alguns pormenores como cores e posições que nem sempre podem ser conseguidos através da fotografia, passou a ser uma realidade na qual encontrei um enorme potencial de expressão artística”, descreve.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo