Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C

Voluntárias evitam que crianças vão para a escola com fome

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Para evitar que famílias passem fome, um grupo de dez voluntárias recebe todos os dias alimentos para distribuir a quem aparece a pedir no Centro Paroquial das Caldas da Rainha. Entre as 107 famílias já ajudadas em Abril encontram-se 118 crianças. “Algumas mães vêm cá mais do que uma vez por mês, sobretudo para levar […]
Voluntárias evitam que crianças vão para a escola com fome

Para evitar que famílias passem fome, um grupo de dez voluntárias recebe todos os dias alimentos para distribuir a quem aparece a pedir no Centro Paroquial das Caldas da Rainha. Entre as 107 famílias já ajudadas em Abril encontram-se 118 crianças. “Algumas mães vêm cá mais do que uma vez por mês, sobretudo para levar leite e farináceos (pão, massas, batatas, arroz, entre outros)”, relata Vicência Cordeiro, secretária da Conferência Feminina Vicentina da Sagrada Família, que presta ajuda a mulheres de uma das duas freguesias urbanas das Caldas da Rainha – Santo Onofre. Para a freguesia de Nossa Senhora do Pópulo existe outra Conferência, situada no Beco da Fé, nº 21. A convicção das voluntárias é de que se não fosse este auxílio, muitas das crianças destas famílias iriam para a escola “com fome”. “São famílias de muita necessidade, bastante carenciadas”, indica Edith Galeão, presidente da Conferência. A entrada no desemprego agravou “a situação de casais com filhos”, aponta. Apesar da necessidade, as famílias tentam esconder a situação em que estão, para que os seus casos não sejam revelados publicamente, e sobretudo as que têm filhos tentam dar a imagem de que o poder paternal é bem exercido, para evitar a intervenção da Segurança Social. Mas a Conferência Vicentina garante o sigilo. “Pedimos comprovativos do IRS, recibos de vencimentos ou subsídios e documentos de despesas, para verificarmos se precisam efectivamente de ajuda, mas os dados são para nossa avaliação e não saem daqui”, refere Vicência Cordeiro. Para o mês de Maio estão já inscritas 104 famílias, com 110 crianças, para serem auxiliadas com alimentos, roupas e brinquedos, angariados com recurso ao Banco Alimentar do Oeste contra a Fome, à Câmara Municipal das Caldas da Rainha, à Igreja e aos donativos das voluntárias. É também prestada ajuda a idosos, alguns dos quais recebem contributos em dinheiro. O horário de funcionamento, na cave do Centro Paroquial, é das 14h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Francisco Gomes (texto) Carlos Barroso (fotos)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11