Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Voluntárias evitam que crianças vão para a escola com fome

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Para evitar que famílias passem fome, um grupo de dez voluntárias recebe todos os dias alimentos para distribuir a quem aparece a pedir no Centro Paroquial das Caldas da Rainha. Entre as 107 famílias já ajudadas em Abril encontram-se 118 crianças. “Algumas mães vêm cá mais do que uma vez por mês, sobretudo para levar […]
Voluntárias evitam que crianças vão para a escola com fome

Para evitar que famílias passem fome, um grupo de dez voluntárias recebe todos os dias alimentos para distribuir a quem aparece a pedir no Centro Paroquial das Caldas da Rainha. Entre as 107 famílias já ajudadas em Abril encontram-se 118 crianças. “Algumas mães vêm cá mais do que uma vez por mês, sobretudo para levar leite e farináceos (pão, massas, batatas, arroz, entre outros)”, relata Vicência Cordeiro, secretária da Conferência Feminina Vicentina da Sagrada Família, que presta ajuda a mulheres de uma das duas freguesias urbanas das Caldas da Rainha – Santo Onofre. Para a freguesia de Nossa Senhora do Pópulo existe outra Conferência, situada no Beco da Fé, nº 21. A convicção das voluntárias é de que se não fosse este auxílio, muitas das crianças destas famílias iriam para a escola “com fome”. “São famílias de muita necessidade, bastante carenciadas”, indica Edith Galeão, presidente da Conferência. A entrada no desemprego agravou “a situação de casais com filhos”, aponta. Apesar da necessidade, as famílias tentam esconder a situação em que estão, para que os seus casos não sejam revelados publicamente, e sobretudo as que têm filhos tentam dar a imagem de que o poder paternal é bem exercido, para evitar a intervenção da Segurança Social. Mas a Conferência Vicentina garante o sigilo. “Pedimos comprovativos do IRS, recibos de vencimentos ou subsídios e documentos de despesas, para verificarmos se precisam efectivamente de ajuda, mas os dados são para nossa avaliação e não saem daqui”, refere Vicência Cordeiro. Para o mês de Maio estão já inscritas 104 famílias, com 110 crianças, para serem auxiliadas com alimentos, roupas e brinquedos, angariados com recurso ao Banco Alimentar do Oeste contra a Fome, à Câmara Municipal das Caldas da Rainha, à Igreja e aos donativos das voluntárias. É também prestada ajuda a idosos, alguns dos quais recebem contributos em dinheiro. O horário de funcionamento, na cave do Centro Paroquial, é das 14h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Francisco Gomes (texto) Carlos Barroso (fotos)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf