Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
13° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C

Rastreios e aconselhamentos no Centro de Saúde

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de uma centena de pessoas participaram na campanha de rastreios e aconselhamento da tensão arterial e diabetes, “Ganhar Saúde”, da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), que decorreu entre 23 e 24 de Abril no Centro de Saúde das Caldas da Rainha. Os utentes do Centro de Saúde fizeram um rastreio ao risco cardiovascular e […]
Rastreios e aconselhamentos no Centro de Saúde

Cerca de uma centena de pessoas participaram na campanha de rastreios e aconselhamento da tensão arterial e diabetes, “Ganhar Saúde”, da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), que decorreu entre 23 e 24 de Abril no Centro de Saúde das Caldas da Rainha. Os utentes do Centro de Saúde fizeram um rastreio ao risco cardiovascular e diabetes, programa que incluiu um questionário de risco de diabetes, medição da tensão arterial, peso, altura e índice de massa corporal, medida da cintura e glicemia. Uma equipa de dois enfermeiros da FPC avaliou o estado de saúde do utente. Nos casos em que se verificaram factores de risco acima dos valores recomendados, o utente foi aconselhado, recebeu material educativo e foi-lhe agendada uma consulta para o dia 22 de Maio, como forma a fazer uma nova medição para verificação dos resultados e registar os progressos atingidos. De acordo com Robert Martins, enfermeiro da FPC, “no rastreio é feita a mediação da tensão arterial, se o utente apresentar um valor acima dos desejáveis, o enfermeiro fala sobre as causas do problema e as possíveis soluções. Quatro semanas depois o utente é reavaliado. Se a sua tensão melhorou, faz uma doação para a campanha “Ganhar Saúde”, simbolizada por esferas vermelhas que são depositadas num recipiente especial existente no centro de saúde”. Segundo o enfermeiro, “Ganhar Saúde” pretende alertar a população portuguesa para a problemática da hipertensão e excesso de peso e pretende ser um contributo na consciencialização das pessoas para que possam reduzir os riscos cardiovasculares e de diabetes. “Queremos ajudar as pessoas a alterar os seus hábitos menos saudáveis, noto que as pessoas em geral estão informadas sobre o que é uma tensão alta e estão mais despertas para a prática de exercício”, apontou, acrescentado que mesmo informados, “mais de metade dos portugueses apresentam excesso de peso e cerca de 40% da população adulta sofre de hipertensão arterial”. Nos dois dias do rastreio no Centro de Saúde das Caldas foram encaminhadas com urgência para o médico de família, duas pessoas que apresentaram uma tensão arterial muito elevada. Reduzir o risco cardiovascular e metabólico em Portugal, através da participação directa do cidadão, é o grande objectivo desta iniciativa. A campanha, a nível nacional, termina a 31 de Maio, no primeiro semestre, no âmbito do Mês do Coração e está implementada em 24 Centros de Saúde/Unidades de Saúde Familiar (USF) no Norte, Centro e Sul do País. Estima-se que sejam avaliadas cerca de cinco mil pessoas. Entre médicos e enfermeiros, o projecto conta com o envolvimento de cerca de 500 profissionais de saúde. A iniciativa é uma organização da FPC – em parceria com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG) e a Novartis Farma. Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11