Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Rastreios e aconselhamentos no Centro de Saúde

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de uma centena de pessoas participaram na campanha de rastreios e aconselhamento da tensão arterial e diabetes, “Ganhar Saúde”, da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), que decorreu entre 23 e 24 de Abril no Centro de Saúde das Caldas da Rainha. Os utentes do Centro de Saúde fizeram um rastreio ao risco cardiovascular e […]
Rastreios e aconselhamentos no Centro de Saúde

Cerca de uma centena de pessoas participaram na campanha de rastreios e aconselhamento da tensão arterial e diabetes, “Ganhar Saúde”, da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), que decorreu entre 23 e 24 de Abril no Centro de Saúde das Caldas da Rainha. Os utentes do Centro de Saúde fizeram um rastreio ao risco cardiovascular e diabetes, programa que incluiu um questionário de risco de diabetes, medição da tensão arterial, peso, altura e índice de massa corporal, medida da cintura e glicemia. Uma equipa de dois enfermeiros da FPC avaliou o estado de saúde do utente. Nos casos em que se verificaram factores de risco acima dos valores recomendados, o utente foi aconselhado, recebeu material educativo e foi-lhe agendada uma consulta para o dia 22 de Maio, como forma a fazer uma nova medição para verificação dos resultados e registar os progressos atingidos. De acordo com Robert Martins, enfermeiro da FPC, “no rastreio é feita a mediação da tensão arterial, se o utente apresentar um valor acima dos desejáveis, o enfermeiro fala sobre as causas do problema e as possíveis soluções. Quatro semanas depois o utente é reavaliado. Se a sua tensão melhorou, faz uma doação para a campanha “Ganhar Saúde”, simbolizada por esferas vermelhas que são depositadas num recipiente especial existente no centro de saúde”. Segundo o enfermeiro, “Ganhar Saúde” pretende alertar a população portuguesa para a problemática da hipertensão e excesso de peso e pretende ser um contributo na consciencialização das pessoas para que possam reduzir os riscos cardiovasculares e de diabetes. “Queremos ajudar as pessoas a alterar os seus hábitos menos saudáveis, noto que as pessoas em geral estão informadas sobre o que é uma tensão alta e estão mais despertas para a prática de exercício”, apontou, acrescentado que mesmo informados, “mais de metade dos portugueses apresentam excesso de peso e cerca de 40% da população adulta sofre de hipertensão arterial”. Nos dois dias do rastreio no Centro de Saúde das Caldas foram encaminhadas com urgência para o médico de família, duas pessoas que apresentaram uma tensão arterial muito elevada. Reduzir o risco cardiovascular e metabólico em Portugal, através da participação directa do cidadão, é o grande objectivo desta iniciativa. A campanha, a nível nacional, termina a 31 de Maio, no primeiro semestre, no âmbito do Mês do Coração e está implementada em 24 Centros de Saúde/Unidades de Saúde Familiar (USF) no Norte, Centro e Sul do País. Estima-se que sejam avaliadas cerca de cinco mil pessoas. Entre médicos e enfermeiros, o projecto conta com o envolvimento de cerca de 500 profissionais de saúde. A iniciativa é uma organização da FPC – em parceria com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG) e a Novartis Farma. Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Matiné de fados de convívio e homenagem

No passado domingo, na Adega do Tomás, em Rocha Forte, no Cadaval, decorreu um almoço convívio e de homenagem à locutora Gina Alves, na comemoração do seu programa na Rádio Alenquer que completou sete anos de existência.

rocha

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora