Q

Previsão do tempo

10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

Protecção Civil relembra medidas de protecção contra incêndios florestais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com a chegada do bom tempo e o aumento das temperaturas aproximamo-nos do chamado período crítico de risco de incêndio florestal. Assim sendo o Gabinete Técnico Florestal e a Protecção Civil da Câmara Municipal das Caldas da Rainha sublinham os procedimentos a ter em conta na prevenção da floresta, das habitações e edificações. A Prevenção […]

Com a chegada do bom tempo e o aumento das temperaturas aproximamo-nos do chamado período crítico de risco de incêndio florestal. Assim sendo o Gabinete Técnico Florestal e a Protecção Civil da Câmara Municipal das Caldas da Rainha sublinham os procedimentos a ter em conta na prevenção da floresta, das habitações e edificações. A Prevenção dos incêndios florestais passa pela manutenção de um conjunto de medidas fundamentais no período mais crítico, mas não só. Uma floresta cuidada e limpa é uma floresta mais protegida e há procedimentos importantes a ter em conta. O Gabinete Técnico Florestal e a Protecção Civil da Autarquia sublinham as medidas que devem ser tomadas por proprietários de terrenos florestais e pela população em geral: Proteja a sua casa em 10 passos O que diz a Lei (Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de Junho alterado pelo Decreto Lei n.º 12/2009 de 14 de Janeiro) 1. Conserve uma faixa pavimentada em redor da habitação (de 1 a 2 metros). 2. Mantenha as árvores em redor da habitação desramadas 4 metros acima do solo (ou 50% da altura total da árvore se esta tiver menos de 8 metros) e providencie para que as copas se encontrem distantes umas das outras pelo menos 4 metros. 3. Certifique-se de que as árvores e arbustos se encontram, pelo menos, 5 metros afastados da edificação e que os ramos nunca se projectam sobre a cobertura. 4. Conserve o terreno limpo num raio de 50 metros em redor da habitação [por exemplo, para proteger os seus bens e criar uma área de segurança para a actuação dos bombeiros], segundo as orientações do anexo ao Decreto-Lei n.º 124/2006. 5. Mantenha os sobrantes de exploração agrícola ou florestal (estrumeiras, mato para cama de animais, etc) fora da faixa de 50 metros em redor da habitação. 6. Mantenha as botijas de gás e outras substâncias inflamáveis ou explosivas longe da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimentos isolados. 7. Guarde as pilhas de lenha afastadas da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimento isolado. Adicionalmente, recomenda-se que: 8. Mantenha uma faixa de 10 metros limpa de matos de cada lado do caminho de acesso à sua habitação. 9. Mantenha a cobertura e as caleiras da habitação completamente limpas de carumas, folhas ou ramos, que podem facilitar o surgimento de focos de incêndio. 10. Coloque uma rede de retenção de faúlhas nas chaminés da habitação e não deixe frestas abertas por onde possam entrar faúlhas para o seu interior. Em caso de incêndio ligue 112 (chamada gratuita)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas