Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 16° C

Igreja do Pópulo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois do relógio e sinos, só falta funcionar o órgão de tubos O Museu do Hospital e das Caldas promoveu diversas actividades no âmbito do Dia Internacional dos Sítios e Monumentos, entre 18 e 20 de Abril. A temática escolhida para 2008 foi o “Património Religioso e Sítios Sagrados”. Durante os três dias participaram 416 […]
Igreja do Pópulo

Depois do relógio e sinos, só falta funcionar o órgão de tubos O Museu do Hospital e das Caldas promoveu diversas actividades no âmbito do Dia Internacional dos Sítios e Monumentos, entre 18 e 20 de Abril. A temática escolhida para 2008 foi o “Património Religioso e Sítios Sagrados”. Durante os três dias participaram 416 visitantes, entre percursos pelo Museu, à exposição “Reservas de Memórias” na Capela de S. Sebastião, Torre da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo e Hospital Termal. Foi concretizado o grande objectivo destas comemorações através da recuperação do relógio da torre da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, voltando este a funcionar em pleno desde 18 de Abril, depois de reparado pelo relojoeiro Hermínio Nunes. O relógio voltou a dar horas e os sinos a tocar. Segundo Tânia Jorge, técnica superior do Museu do Hospital e das Caldas, há toques diferentes de quinze em quinze minutos e às horas é tocado o “Angelus”. O primeiro toque é às oito da manhã e o último às nove da noite. A técnica orientou diversas visitas, uma delas ao interior da Igreja do Pópulo, acompanhada pelo JORNAL DAS CALDAS. O objectivo foi “chamar a atenção para a importância do património”. A Igreja do Pópulo, construído no final do séc. XV e património nacional desde 1910, não se dissocia do Hospital Termal, ao qual está ligado. Conta a História que a igreja tinha como função “o acompanhamento espiritual dos doentes”. “Logo no dia em que os doentes eram recebidos, um dos primeiros passos era irem à igreja fazer a confissão e comunhão, para depois iniciarem o tratamento”, contou Tânia Jorge. No tempo da rainha D. Leonor haveria ligação directa entre o hospital e a igreja. “Arquitectonicamente pertence ao ciclo manuelino primitivo mas a igreja é um espaço singular com estilos arquitectónicos variados no interior. 4500 azulejos revestem a capela”, referiu. Um dos destaques é o tríptico, encomenda feita pela Rainha D. Leonor. “Não se conseguiu chegar a consenso quanto à sua autoria”, revelou a técnica. Os altares com talha dourada também saltam à vista pela sua riqueza. O órgão de tubos, encomendado em 1825, está actualmente a ser alvo de uma campanha de angariação de fundos, tendo em vista a sua recuperação. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga