Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 26° C
16° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 27° C
17° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 31° C

Apresentado livro “Doce Viagem”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.
Lançamento nas instalações de Óbidos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

O evento, que decorreu nas instalações da escola em Óbidos, contou com a presença de Margarida Reis, vereadora da Câmara Municipal de Óbidos, da cônsul Astrid Teran e Jorge Lopez, da Embaixada de República da Venezuela em Portugal, de Flor Alba Espaillat, cônsul da Embaixada da República Dominicana em Portugal, de Daniel Pinto, diretor da EHTO, e de Rosa Marques, responsável pela área Científica e Académica da CAL.

Durante a sessão de apresentação do livro o chefe Bruno Marques e a chefe Marisa Rosa partilharam as suas ideias sobre o trabalho técnico e pedagógico que foi realizado no período do natal, ao longo do mês de dezembro de 2023, com os alunos do Curso GPP – Gestão e Produção de Pastelaria e Curso Técnico de Restaurante/Bar, uma vez que se tratou de um desafio de inovação e criatividade na construção de um roteiro gastronómico pelas tradições natalícias dos países latino-americanos.

São muitas as propostas de sobremesas e bebidas natalícias oriundas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Este é o segundo projeto que a CAL desenvolve com a EHTO. Em 2021 houve uma parceria entre as duas instituições para editar o livro de receitas de cozinha e bebidas latino-americanas “Morder o Sol Inteiro”. Também nessa altura, como agora, a CAL forneceu as receitas e os ingredientes típicos de cada um dos países aos alunos da EHTO que confecionaram os pratos e bebidas, utilizando a sua criatividade e as mais modernas técnicas.

Daniel Pinto afirmou que “recordamos com satisfação, neste âmbito da cooperação internacional com a América Latina, a participação da EHTO, em representação do Turismo de Portugal, na Feira do Livro de Guadalajara, no México, em novembro de 2018, com uma equipa liderada pelo Chefe Luís Tarenta, tendo realizado no espaço de Portugal uma Mostra Gastronómica inspirada em vários autores da literatura portuguesa, bem como as participações da escola em intercâmbios de divulgação da gastronomia portuguesa, realizados no Panamá durante as cerimónias do 10 de junho de 2019, Feriado de Portugal ou, ainda, mais recentemente, no Uruguai, em outubro de 2023, durante um evento de promoção e divulgação de Portugal, em parceria com a Embaixada de Portugal e o Instituto de Gastronomia de Colónia de Sacramento”.   

A CAL é uma associação sem fins lucrativos que organiza eventos culturais e económico-diplomáticos em Portugal e que foi criada com a missão de aproximar Portugal da América Latina através do estímulo ao conhecimento e cooperação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Hóquei em patins no Pavilhão da Mata

No passado sábado o hóquei em patins regressou às Caldas da Rainha e ao Pavilhão Municipal da Mata para a 9ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional de Masters +35 da época 23/24.

hoquei

Recolha e troca de brinquedos

No dia 1 de junho a associação sem fins lucrativos Ajudouro vai realizar uma festa de oferta, recolha e troca de brinquedos em segunda mão, no espaço Leonel Miranda, no Bairro da Ponte, cedido pela União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, onde irá haver espaço para as crianças brincarem.

brinquedos