Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

 “Ryla” proporcionou momentos de aprendizagem e diversão para jovens

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Rotary Club e Rotaract Club de Caldas da Rainha receberam de 3 a 5 de abril 14 jovens oriundos de várias zonas do país que participaram no programa “Ryla” (Prémios Rotários de Liderança Juvenil), que ajudou a desenvolver a sua liderança e autoconfiança.
Evento na EHTO

O evento proporcionou aos jovens atividades que abordaram as temáticas da liderança e comunicação. Durante o programa, os participantes foram expostos a uma variedade de ações, palestras e exercícios práticos. Foram três dias de muito conhecimento e diversão, em que os estudantes visitaram a cidade das Caldas e a vila de Óbidos.

Ao longo do programa, os 14 jovens desenvolveram ainda laços de amizade e companheirismo, compartilhando experiências e desafios uns com os outros.

A receção aos participantes foi na Escola de Sargentos do Exército (ESE), local onde os jovens pernoitaram.

A ESE realizou atividades de liderança, proporcionando aos jovens ferramentas importantes para serem bons líderes e para saberem trabalhar em equipa.

Foi nas instalações da empresa Auto Júlio que os 14 participantes oriundos de Caldas da Rainha, Lisboa, Odivelas, Alcobaça, Almeirim, Vialonga, Almada, Oeiras e S. Miguel (Açores) tiveram um momento dedicado à melhoria das competências de comunicação, discurso público e liderança.

Os jovens tiveram ainda uma receção na Câmara Municipal das Caldas, onde lhes foram oferecidos como lembranças andorinhas de Rafael Bordalo Pinheiro.

Os participantes visitaram a empresa Transwhite sediada na Zona Industrial.

Uma palestra sobre “Os novos desafios da Inteligência Artificial (IA)” foi dinamizada por Pedro Gonçalves, com a especialização em psicologia clínica e da saúde. O evento decorreu no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).

O orador explicou que a IA como campo de estudo formal surgiu no final da década de 1950 e início da década de 1960 e avançou a passos largos “nas últimas décadas, transformando radicalmente a maneira como interagimos com a tecnologia e até mesmo como conduzimos as nossas vidas diárias”. No entanto, à medida que a IA “continua a evoluir e se integrar cada vez mais em diversos aspetos da sociedade, surgem novos desafios que requerem nossa atenção e conhecimento”.

Os jovens almoçaram na EHTO e saborearam pratos confecionados pelos alunos das turmas de Técnicas de Cozinha/Pastelaria 2.° ano e Técnicas de Restaurante/Bar 3.° ano.

No almoço, que contou com a presença de vários convidados, houve uma mensagem de motivação e inspiração para o futuro proferida pela caldense Bárbara Costa, eleita Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e que venceu a fase internacional deste concurso, que se realizou em El Salvador.

Os jovens tiveram ainda uma aula de padel proporcionada pelo Clube Padel das Caldas da Rainha.

O último dia foi passado em Óbidos, onde a Câmara local realizou uma visita guiada à vila e um peddy-paper intitulado “Castle Escape”.

O jantar final, que culminou com a entrega dos diplomas aos participantes, decorreu no restaurante Lorde Alcides, nas Caldas, com a presença do Governador do Distrito 1960, David Valente.

A presidente do Rotary Club das Caldas, Hélia Silva, fez um balanço muito positivo da iniciativa, referindo que foi “um desafio que abraçámos e que desenvolvemos e que teve um impacto positivo e inspirador nos jovens participantes”.

“O importante para nós foi envolver empresas, autarquias e várias entidades que nos ajudaram a incentivar os jovens e a levar o que aprenderam de volta às suas comunidades e implementar projetos de serviço e liderança”, salientou a responsável.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Pedro Silva, de 17 anos, de São Miguel, disse que foi a primeira vez que visitou as Caldas da Rainha e gostou muito de ver o Hospital Termal e a Praça da Fruta. “Participar no ‘Ryla’ foi extraordinário e acabei surpreendido com as empresas e locais que visitei”, contou, muito satisfeito com a oportunidade que o club Rotary de Ponta Delgada lhe deu ao oferecerem-lhe a viagem.

“Foi um evento onde me superei, conheci e conectei-me com outros jovens. Juntos pensámos e idealizámos soluções para a nossa cidade. Aprendemos também mais sobre IA e a comunicar melhor. Foi sem dúvida uma inspiração, para no futuro fazer mais e melhor”, adiantou.

ryla 2
Os jovens na Escola de Sargentos do Exército
ryla 3
A visita à empresa Transwhite – Transportes, Unipessoal Lda
ryla 4
Os jovens nas instalações da empresa Auto Júlio
 
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldas garante manutenção na Liga 3

Ao empatar em casa a uma bola com o Oliveira do Hospital, no passado domingo, no Campo da Mata, o Caldas Sport Clube garantiu a manutenção na Liga 3.

caldas1 1

Praxe solidária celebra 25 de Abril

A Associação Académica das Caldas da Rainha optou por celebrar o 25 de Abril com um momento praxístico solidário. Juntou-se à Mães do Mundo e, mais especificamente, à organização não governamental Reino Mágico, pertencente à mesma, para enviar bonecas e dinheiro para crianças em comunidades desfavorecidas.

praxe1

Espetáculo da Escola Vocacional de Dança

“Composição” é o espetáculo que a Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha vai apresentar no dia 12 de maio, às 17h00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

danca