Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C

Fábrica que produz o “Pão de Rio Maior” regressa de forma gradual à laboração após incêndio

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um grande incêndio ocorrido na tarde da passada quarta-feira destruiu parcialmente as instalações da fábrica que produz o “Pão de Rio Maior”, mas a panificadora Costa & Ferreira, no Alto da Serra, em Rio Maior, detentora da marca, vai regressar à laboração de forma gradual. O fogo foi combatido por 56 operacionais e 23 viaturas de diversas corporações de bombeiros.
Danos visíveis do exterior

Um grande incêndio ocorrido na tarde da passada quarta-feira destruiu parcialmente as instalações da fábrica que produz o “Pão de Rio Maior”, mas a panificadora Costa & Ferreira, no Alto da Serra, em Rio Maior, detentora da marca, vai regressar à laboração de forma gradual. O fogo foi combatido por 56 operacionais e 23 viaturas de diversas corporações de bombeiros.

O incêndio na panificadora ocorreu pouco depois da uma da tarde e mobilizou para o local as corporações de Rio Maior, Benedita, Caldas da Rainha, Óbidos, Alcobaça, Alcoentre, Santarém, Alcanede, Alcanena, Azambuja e Cartaxo.

Na altura decorria na empresa uma ação de formação sobre incêndios e a saída dos funcionários acabou por ser disciplinada, sem qualquer confusão. Ainda assim três dos 97 trabalhadores que estavam na unidade fabril foram assistidos por inalação de fumos. Como a fábrica trabalha por turnos não se encontrava a totalidade dos 240 empregados.

Uma bombeira da corporação da Benedita sofreu ferimentos ligeiros após uma queda no local, tendo sido levada para o Hospital de Santarém. Acabou por ter alta horas depois.

De acordo com o segundo comandante dos bombeiros de Rio Maior, a panificadora, com uma área de 85 mil metros quadrados, sofreu “prejuízos muito significativos, uma vez que um terço da empresa foi severamente afetado pelo incêndio, nomeadamente zonas de produção e congelação, enquanto o resto foi atingido por fumos e água e com alguma intervenção de pequena monta tem possibilidade de voltar a laborar a curto prazo”.

Deborah Barbosa, CEO da panificadora, revelou que “retomaremos a atividade de produção de forma parcial na zona da produção não afetada pelo incêndio” a partir desta semana. “Continuaremos a progredir na retoma da atividade, desenvolvendo todos os esforços para que todas as nossas pessoas possam regressar às suas funções o mais rapidamente possível. Temos stock de produto, que estava armazenado num parceiro da empresa, e que não tendo sido afetado pelo incidente, nos permite continuar a responder a encomendas de clientes. A segurança alimentar desse stock não foi comprometida”, adiantou.

A responsável anunciou ainda que “já recebemos autorização da Câmara Municipal de Rio Maior para avançar com instalações provisórias de forma a ajustarmos o edifício para maximizar a capacidade de produção nas várias partes não afetadas, sendo certo que vamos reconstruir a nossa principal unidade e sede”.

“Ainda aguardamos o relatório de peritagem pelo que não podemos fornecer mais informações sobre o incêndio e a extensão dos danos”, concluiu.

Com uma produção de mais de trezentos mil pães por dia, cozidos em cerca de três dezenas de fornos, a panificadora, que detém o primeiro pão tradicional certificado em Portugal e que tem recebido vários prémios de qualidade, foi fundada em 1990 e gerida até ao ano passado como uma empresa familiar, até ser vendida à Tagus Bread, uma sociedade com sede em Lisboa, numa altura em que apresentava uma faturação anual de 16,5 milhões de euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Museu Nacional da Resistência e da Liberdade inaugurado em Peniche

O Presidente da República e vários membros do Governo, como as ministras da Cultura e da Justiça e a secretária de Estado da Cultura, marcaram presença no passado sábado na cerimónia oficial de inauguração do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche.

resistencia1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1