Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Primeiro Conselho de Ministros informal do novo Governo realizou-se em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Óbidos foi o local escolhido para acolher o primeiro Conselho de Ministros informal do XXIV Governo Constitucional. A reunião decorreu no passado sábado, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Óbidos, com a participação de todos os membros do novo Governo de Luís Montenegro.
– 1ª foto de família do novo Governo tirada na Praça de Santa Maria, em Óbidos

Presidida pelo primeiro-ministro, a reunião teve os 17 ministros sentados numa longa mesa e os respetivos 41 secretários de Estado alinhados atrás, servindo para discutir o programa do Governo.

Eram 9h30 quando os dois autocarros da Rodoviária do Oeste trouxeram quase todos os ministros e secretários de Estado e também o próprio Primeiro-Ministro à porta da vila. 

Na chegada os novos governantes foram recebidos por agricultores da região Oeste e também de Trás-os-Montes, que não estavam ali para protestar, mas para chamar a atenção para os problemas que afetam o setor, distribuindo fruta aos membros do Governo. Trouxeram maçã e pera rocha do Oeste, fruta muito valorizada pelos consumidores, mas que “os agricultores não conseguem vender a preço que compense, devido ao custo elevado da produção”. Seguravam ainda uma tarja que tinha escrito “Movimento cívico de agricultores”.

Luís Montenegro, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e o secretário de Estado da Agricultura, João Moura, foram falar com os agricultores. A conversa foi breve e os governantes prometeram marcar uma audiência com os representantes do movimento.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Ana Rita Bivar, agricultora de Trás-os-Montes, explicou que estão preocupados com as políticas restritivas da “Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que implica a adoção de medidas sustentáveis de produção e práticas agrícolas mais resistentes, adaptadas às alterações climáticas, que incluem, por exemplo, o controlo do consumo de água, que é exagerado”.

Revelou que estão a preparar um caderno reivindicativo que irá ser entregue “brevemente na audiência que foi prometida pela equipa do novo ministro da pasta”.

Foi a pé pela Rua Direita que o Governo chegou até ao Salão Nobre dos Paços do Concelho. O Primeiro-Ministro foi acompanhado pelo presidente da Câmara de Óbidos, o também social-democrata Filipe Daniel, como anfitrião da sessão.  

Antes da reunião os governantes tiveram direito a um beberete preparado pelo restaurante Paraíso do Coto, das Caldas da Rainha. 

Foi um Conselho de Ministros informal, onde no final não houve declarações aos jornalistas e também não estava previsto que qualquer membro do governo prestasse declarações sobre o que tiveram a discutir na reunião. No entanto, foi possível saber que em cima da mesa esteve o programa do Governo que Luís Montenegro vai levar à Assembleia da República nesta quarta-feira, dia 10 de abril, para ser discutido depois nos dois dias seguintes e esse foi o tema principal do encontro.

A reunião atrasou, uma vez que estava prevista a primeira foto de grupo ser às 12h00 na Praça de Santa Maria, mas só aconteceu já passava das 13h30.

Esta é já a segunda vez que Óbidos recebe um Conselho de Ministros. A primeira foi em janeiro de 2004, com o então primeiro-Ministro Durão Barroso. Também na altura reuniu em Óbidos numa lógica de descentralização, desta vez “numa visão de coesão territorial e de sinal de unidade de todo o Governo”.

No final, sem almoçar em Óbidos, os governantes voltaram para o autocarro em direção a Lisboa e o Primeiro-Ministro regressou na sua viatura oficial.   

Autarca de Óbidos defendeu hospital entre Caldas e Óbidos

Depois de levar Luís Montenegro ao seu veículo, o presidente da Câmara de Óbidos falou com a imprensa local, revelando que aproveitou a ocasião para “reivindicar a atenção do novo Governo para um conjunto de necessidades sentidas no concelho, mas também na região, designadamente nas áreas da saúde, com destaque para a falta de médicos e para a necessidade de construção do futuro Hospital do Oeste, a agricultura, o turismo e a administração pública”.

No que concerne ao novo Hospital do Oeste não deixou de falar da oportunidade de “atração de jovens profissionais e que eles fiquem no nosso país”. “Falei naquilo que tenho defendido, que é uma academia para médicos e enfermeiros que se possam também formar nesta mesma instalação”, contou. 

O autarca, que fez como anfitrião a abertura do Conselho de Ministros, referiu que abusou do tempo que lhe estava destinado e que falou ainda “da localização da nova unidade, onde continuamos a acreditar que o melhor lugar para o equipamento é entre Óbidos e Caldas da Rainha”, adiantou, revelando que não recebeu qualquer resposta. Garantiu que vai convidar a ministra da Saúde para visitar o terreno na confluência de Óbidos e Caldas da Rainha

Para o autarca “este é um momento crítico na nossa trajetória política, onde as decisões que tomamos moldarão o destino dos nossos cidadãos e é vital que estejamos conectados com as realidades locais, entendendo as necessidades e aspirações das diversas comunidades que compõem o nosso território”, acrescentou.

Quanto ao facto do primeiro encontro ter decorrido em Óbidos, Filipe Daniel disse que foi “uma exigência do Primeiro-Ministro”. Além da centralidade, Luís Montenegro quis reconhecer toda a “perspetiva cultural e dinâmica própria da localidade”.

O Conselho de Ministros informal fica, simbolicamente, perpetuado através de uma placa, colocada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Óbidos, e descerrada pelo chefe de Governo e pelo presidente da autarquia obidense.

Aos governantes juntaram-se os deputados eleitos pelo distrito de Leiria, como o obidense Telmo Faria e o caldense Hugo Oliveira.

Telmo Faria disse à imprensa que o primeiro-ministro achou “Óbidos o local ideal para fazer uma primeira junção de todos membros do Governo para se conhecerem e darem o arranque ao trabalho”. “Óbidos é um símbolo do nosso património e é uma referência em termos de políticas locais e imagino que isso explique a lembrança do Primeiro-Ministro”, relatou. 

O deputado na Assembleia da República recordou que viveu a experiência do primeiro Conselho de Ministros em Óbidos, há vinte anos, e que “tinha mentalmente como era o formato da sala para caberem 59 pessoas”.

Quanto a ser convidado para fazer parte do Governo, Telmo Faria revelou que houve uma consideração de quererem “perceber a minha disponibilidade”, confessando que não preparou a “vida empresarial e pessoal para assumir funções em exclusividade”. “Não quer dizer que daqui a dois anos não esteja disponível”, considerou. 

Destacou a área de turismo, onde o Governo foi buscar Pedro Machado como novo Secretário de Estado do Turismo, uma pessoa “com muita experiência no setor, que vai olhar com carinho para o distrito de Leiria e para o país”.

governo 3
Luís Montenegro a conversar com os agricultores
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Teatro da Pessoa no Festival Barómetro

O Teatro da Pessoa, em parceria com a Junta de Freguesia das Gaeiras e o Município de Óbidos, organiza a segunda edição do Barómetro - Festival de Intervenção Cultural e Artística, que acontecerá no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, de 12 a 19 de maio.

teatro

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1