Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 26° C
17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 27° C
18° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 31° C

“Artesanato na Praça”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação de Artesãos de Caldas da Rainha vai realizar no dia 20 de abril, das 17h00 às 23h00, na Praça da Fruta", em Caldas da Rainha, o evento: "Artesanato na Praça".

A Associação de Artesãos de Caldas da Rainha vai realizar no dia 20 de abril, das 17h00 às 23h00, na Praça da Fruta”, em Caldas da Rainha, o evento: “Artesanato na Praça”.

Trata-se de um evento que se pretende implementar duas vezes por ano e que retrata o trabalho dos artesãos.

“Imaginem uma oficina a céu aberto, onde todos podem ver como se trabalha na roda de oleiro, como se faz uma navalha ou faca, como se produz um sapato à medida, como se transforma uma cabaça numa peça de decoração, como se molda o barro, se coze loiça à moda antiga pela técnica chamada “raku” (técnica ancestral de cozedura de cerâmica), como se fazem e reparam tachos e panelas através da latoaria (arte em extinção), como se transforma um pedaço de madeira num brinquedo, numa peça utilitária ou decoração, como são feitos os “Bordados das Caldas”, como de um  conjunto de cordas cruzadas e nós nasce o macramé, como um azulejo pode ser uma peça única, como se trabalha o estanho, como se fazem peças em tecelagem…entre outras tantas técnicas desenvolvidas aos olhos de todos”, descreve a associação, que vai juntar cerca de 40 artesãos.

Os visitantes poderão tirar dúvidas, ouvir histórias e aprender com cada um dos artesãos, podendo ainda “meter a mão na massa”, testando variadas técnicas. Em alguns dos casos poderão levar para casa a peça criada por si próprio.

Do evento faz parte ainda um programa musical com o Rancho Folclórico e Etnográfico “As Ceifeiras da Fanadia”, que levará danças e músicas populares e tocadores de gaitas de foles, e uma fadista da cidade.

Haverá também sopa da pedra e canja de galinha, bifanas, chouriço assado, pão caseiro, doces, café d’avó e bebidas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Candidata da Iniciativa Liberal em piquenique no Parque D. Carlos I

Ana Martins, candidata da Iniciativa Liberal (IL) às eleições europeias, participou num piquenique no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, onde manifestou que o país “podia ter feito muito mais com os fundos europeus que recebeu”.

Iniciativa Liberal 1

Composição de dança ganhou o 1º prémio do “Toma Lá Talento”

Martim Codinha, aluno no Colégio Rainha D. Leonor, conquistou o 1º lugar na final concelhia do concurso "Toma Lá Talento” com uma composição de dança.
O 2º lugar foi para Martim Marques, da Escola Secundária Rafael Bordalo, no domínio da guitarra.
A 3ª classificação foi para a dupla Marie e Anne, também da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com cântico e guitarra.

talento 1