Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Lotação esgotada com Sérgio Godinho para assinalar o 16 de Março

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um dos pontos altos das comemorações dos 50 anos do 16 de março foi o concerto com lotação esgotada de Sérgio Godinho, que apresentou no passado sábado à noite, no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, o espetáculo “Liberdade25”.
Sérgio Godinho no grande auditório do CCC com o espetáculo “Liberdade25”

Foi um espetáculo de quase duas horas organizado pelo Centro Cultural e de Congressos e pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha. Sérgio Godinho subiu ao palco acompanhado pelos Assessores, banda que o acompanha há alguns anos composta pelos músicos Rafael, Miguel Fevereiro, João Cardoso, Nuno Espírito Santo e Sérgio Nascimento.

Foi a celebração de uma carreira de mais de 50 anos com “coisas novas” e o regresso de canções antigas que foram cantadas pelo público.

Neste espetáculo “renovado” sobressaiu a canção “Liberdade”, composta para o álbum “À Queima Roupa”, de 1974.

“Quando o 25 de Abril fez 40 anos fizemos um espetáculo de um disco ao vivo chamado ‘Liberdade” e agora fizemos ‘Liberdade25”, uma referência ao 50º aniversário da Revolução dos Cravos”, disse Sérgio Godinho à imprensa antes do concerto.

“É um espetáculo que tem todos os aspetos da vida como eu gosto de misturar”, contou o músico, que não consegue arranjar uma “etiqueta” para ele e nem quer. “Gosto de misturar géneros como o amor com a política e eu próprio vivo assim”, relatou.

“Liberdade”, garante Sérgio Godinho, continua a ser a mais poderosa das palavras.  “Não interessa o momento político que se vive, ela existe na mesma”, salientou, considerando que últimos atos eleitorais foram “algo estranho, com a mudança da preponderância da extrema-direita”.

O músico afirmou que as suas canções “falam de tudo e são muito abrangentes a nível de temáticas”. “Podem ser mais pessoais ou ter a criação de personagens realistas, algumas delas com teor social ou político”, contou.

Segundo Sérgio Godinho, a música “Liberdade” diz que esta tem de ser posta em prática, mas também vivida quotidianamente. “A própria canção aborda a necessidade de condições básicas para uma vida digna, como a paz, saúde e educação, e agora podia-se juntar a justiça, que está na ordem do dia e que se tem tropeçado nela própria e até acabou por provocar a queda do Governo”, sustentou, adiantando que “a preponderância da justiça no poder é um perigo”.

Sobre o 16 de Março, o compositor manifestou que “éde facto uma data importante, visto que é o prenunciador do que viria a acontecer no 25 de Abril”.

Recordou que partiu de Portugal com 20 anos, recusando assim fazer a guerra colonial. Viveu durante nove anos em Geneva, Paris e Vancouver. O seu primeiro LP, “Os Sobreviventes”, foi gravado em França, em 1971, com músicos franceses e a colaboração de alguns portugueses então radicados em França. Gravou também no exílio o álbum “Pré-Histórias”. Estes dois discos, premiados pela Casa da Imprensa, foram proibidos pela censura de então. Regressou a Portugal após a revolução.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe