Q

Previsão do tempo

9° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
9° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
9° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Bites e Bitaites: comida caseira & concept store

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Carlos e Ricardo abriram o Bites e Bitaites em 2018 na cidade das Caldas da Rainha, na Rua Heróis da Grande Guerra, 39. O nome, criado por Ricardo, provém do inglês “Bites” e da expressão do Porto: mandar uns bitaites”.
O espaço de restauração situa-se na Rua Heróis da Grande Guerra, 39

Carlos e Ricardo abriram o Bites e Bitaites em 2018 na cidade das Caldas da Rainha, na Rua Heróis da Grande Guerra, 39. O nome, criado por Ricardo, provém do inglês “Bitese da expressão do Porto: mandar uns bitaites”.

Os dois empresários já tinham negócios na cidade do Porto, nomeadamente a loja “Coisas de Homem” e “La Femme”, ambas de vestuário. Quando tomaram a decisão de sair daquela cidade percorreram o país à procura de um novo destino e a caminho de Óbidos pararam nas Caldas da Rainha.

Na manhã seguinte foram explorar a cidade e descobriram a Praça da Fruta, que acharam “uma atração fabulosa”. Ao andarem pelas ruas, perceberam que havia muitas culturas e línguas a intercalarem-se: “É uma cidade pequena, mas com uma vida própria”, vincou Carlos.

O empresário começou por explicar que a ideia do negócio não era propriamente um restaurante, mas sim um café com refeições ligeiras: “Começámos por vender umas sandes e uns salgados. No quinto dia de abertura fiz a experiência de pôr à venda um prato principal e as pessoas pediram mais”. Desde então fazem refeições e bolos caseiros todos os dias e expõem a ementa no Instagram e no Facebook e à porta da loja.

Espiritual de bacalhau, canelojes de curgete com salmão e requeijão, gratinado de frango, almôndegas de noz, lasanha bolonhesa vegan, gratinado de legumes, creme de curgete, creme de legumes, creme de abóbora, queijada de cenoura e laranja com chocolate, torta de caramelo, tarte de ganache de chocolate e côco, são apenas algumas das propostas.

Ao contrário do negócio anterior, a restauração tem, segundo o proprietário, um retorno mais imediato. Planeiam as refeições todos os dias, fazem as compras durante a manhã, e criam o menu baseado no gosto pessoal e nas limitações a nível de material. Carlos confessou que o objetivo do menu é ser o mais natural e saudável possível: “Somos nós a fazer tudo para conseguir controlar gorduras e açúcar, e por esse motivo, não temos refrigerantes no nosso menu, mas sim sumo do dia, limonada e chá frio”.

Além da parte de restauração, o espaço tem ainda uma concept store feita pelos proprietários: “Eu faço as gravatas, golas, lenços e laços e o Ricardo faz todos os prints. O resto comprámos a fornecedores que já tínhamos do Porto e outros que arranjámos quando viemos para cá”.

No futuro acham que o negócio se vai manter: “Não temos necessidade nem vontade de tornar isto uma cadeia porque não foi esse o nosso objetivo, mas sim o de melhorar a nossa qualidade de vida”.

O Bites e Bitaites está aberto todos os dias da semana das 09h00 às 19h00 e sábado das 09h00 às 15h00.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe