Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C

PS foi o maior derrotado no distrito de Leiria

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Partido Socialista foi o maior derrotado no círculo eleitoral de Leiria ao ver desaparecer 23 mil votos em relação às eleições de 2022, perdendo dois deputados, um deles a caldense Sara Velez.

O Partido Socialista foi o maior derrotado no círculo eleitoral de Leiria ao ver desaparecer 23 mil votos em relação às eleições de 2022, perdendo dois deputados, um deles a caldense Sara Velez.

Em 2022 o PS tinha obtido um resultado histórico no distrito de Leiria, com 84.253 votos, até acima do PSD, e elegendo cinco deputados.

Dois anos depois, o PS ficou pelos 61.535 votos e só elegeu o cabeça de lista, Eurico Brilhante Dias, e mais dois deputados, Ana Sofia Antunes e Walter Chicharro.

O terceiro eleito, que é presidente da Câmara da Nazaré e também da Federação Distrital de Leiria, já reagiu, referindo que este foi o “segundo pior resultado percentual do século (apenas melhor do que resultado de 2011) e o terceiro pior resultado absoluto no mesmo período (só 2011 e 2015 foram piores)”.

Na sua opinião, “esta é uma derrota dos socialistas e temos de saber tirar ilações dos resultados”. Agora defende que o partido “precisa de se reorientar e de se reorganizar”.

Walter Chicharro anunciou que vai assumir o seu lugar como deputado e, desta forma, sair da presidência da Câmara da Nazaré, sendo substituído no cargo por Manuel Sequeira.

A até agora deputada Sara Velez vai regressar à sua atividade profissional como socióloga, “não deixando de me envolver cívica e politicamente nos assuntos que dizem respeito à nossa comunidade, continuando aquela que é a minha atividade de militante de base do PS”.

A caldense adiantou ao JORNAL DAS CALDAS estar insatisfeita com os resultados a nível distrital e nacional.

“O governo do PS dos últimos oito anos foi o responsável pela devolução de rendimentos às pessoas, pelo aumento dos salários e das pensões e, apesar das crises porque passámos, foi possível registar o primeiro superavit da democracia portuguesa e crescer economicamente acima da União Europeia, ao mesmo tempo que registámos um dos índices mais baixos de desemprego da nossa história”, salientou.

No entanto, considerou que “o desgaste provocado pelos oito anos de governação e a existência de problemas que nunca escamoteamos, levaram os portugueses a escolher outra via”.

Por outro lado, sublinhou que nenhum dos projetos políticos apresentados obteve mais de 30% dos votos registados e que a coligação vencedora obteve apenas uma ligeira vantagem, quer em números de votos, quer em número de deputados eleitos.

Sara Velez não considera que a questão da localização do novo hospital do Oeste poderá ter também prejudicado o PS em alguns concelhos, como Caldas da Rainha.

“Podendo ter contribuído para a escolha de algumas pessoas, não me parece que tenha sido um fator determinante para a maioria delas”, acredita.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1