Aberta a todos os interessados e com entrada livre, realiza-se no dia 4 de novembro, pelas 15h, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, uma palestra sobre a doença de Parkinson.
A organização é da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, que traz às Caldas da Rainha a médica neurologista Leonor Guedes, que falará sobre as causas da doença, sintomas e tratamento.
Seguir-se-ão intervenções do fisioterapeuta Francisco Martins, que apresentará as vantagens da fisioterapia no combate à doença, e da terapeuta da fala Joana Ramalho, que abordará as alterações da deglutição e da voz nos doentes com Parkinson.
A palestra contará com o testemunho de um doente de Parkinson que há 35 anos (con)vive com a doença, seguindo-se um período de perguntas e respostas.
Estima-se que a doença de Parkinson afeta duas em cada mil pessoas, ou seja, residirão no concelho de Caldas da Rainha uma centena de doentes de Parkinson e na região cerca de meio milhar.
A delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson conta com prática de fisioterapia especializada, terapia da fala, terapia ocupacional e psicologia, quer individualmente, quer em sessões de grupo.
0 Comentários