Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

“Incentivos ao Sucesso Escolar” dá prémio Autarquia do Ano

A vereadora Fátima Paz, ao centro, recebeu o prémio à Câmara do Cadaval

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município do Cadaval foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano na categoria da Educação e subcategoria “Incentivos ao Sucesso Escolar”, com o Programa das Artes Fernanda Botelho.

O Município do Cadaval foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano na categoria da Educação e subcategoria “Incentivos ao Sucesso Escolar”, com o Programa das Artes Fernanda Botelho.

A sessão de entrega da 4.ª edição dos Prémios Autarquia do Ano decorreu no Grémio Literário, em Lisboa, no dia 18 de maio, e contou com a presença da vereadora Fátima Paz em representação da edilidade.

O Prémio Autarquia do Ano tem como finalidade destacar os municípios e freguesias que se evidenciem nas mais variadas áreas, tendo 12 categorias e 98 subcategorias a premiar.

Desenvolvido através de uma parceria entre o Município do Cadaval e a Associação Gritos da Minha Dança, o Programa das Artes Fernanda Botelho trata-se de uma iniciativa territorial implementada no Concelho do Cadaval desde 2019.

Com um historial de cinco anos e resultados comprovados ao nível da Educação (1.º, 2.º e 3.º ciclo; Ensino Secundário e Unidade de Ensino Especial) surgiu depois de anos de auscultação à comunidade, priorizando a transformação sociocultural e a promoção da igualdade de oportunidades através da arte, e do seu acesso em territórios cultural e artisticamente mais isolados.

Este projeto é acessível a todos os alunos que se encontrem em situação de abandono escolar ou retenção, independentemente de terem ou não Necessidades Educativas Especiais. Sendo um projeto multidisciplinar, promove o cruzamento de áreas distintas de forma integrada e complementar: social, artística, educacional e saúde, articulando diretamente as carências sociais de cada criança/ jovem, com os conteúdos académicos (português, filosofia, educação visual, educação musical, entre outros) e a psicologia.

Com práticas pedagógicas diferenciadas, convida artistas com provas dadas no seu domínio artístico a partilharem a sua experiência e a desenvolverem trabalhos com diversos grupos de intervenção.

O Programa das Artes Fernanda Botelho é promovido com enquadramento no Programa Aluno ao Centro, ao abrigo da ação Cadaval Criativo. Encontra respaldo científico nas parcerias estabelecidas com o Centro de Estudo Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa bem como com o Instituto de História de Arte da mesma universidade.

A Biblioteca e o Museu Municipal do Cadaval são parceiros de acolhimento do Programa, assim como os Bombeiros Voluntários do Cadaval.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1