O Município do Cadaval foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano na categoria da Educação e subcategoria “Incentivos ao Sucesso Escolar”, com o Programa das Artes Fernanda Botelho.
A sessão de entrega da 4.ª edição dos Prémios Autarquia do Ano decorreu no Grémio Literário, em Lisboa, no dia 18 de maio, e contou com a presença da vereadora Fátima Paz em representação da edilidade.
O Prémio Autarquia do Ano tem como finalidade destacar os municípios e freguesias que se evidenciem nas mais variadas áreas, tendo 12 categorias e 98 subcategorias a premiar.
Desenvolvido através de uma parceria entre o Município do Cadaval e a Associação Gritos da Minha Dança, o Programa das Artes Fernanda Botelho trata-se de uma iniciativa territorial implementada no Concelho do Cadaval desde 2019.
Com um historial de cinco anos e resultados comprovados ao nível da Educação (1.º, 2.º e 3.º ciclo; Ensino Secundário e Unidade de Ensino Especial) surgiu depois de anos de auscultação à comunidade, priorizando a transformação sociocultural e a promoção da igualdade de oportunidades através da arte, e do seu acesso em territórios cultural e artisticamente mais isolados.
Este projeto é acessível a todos os alunos que se encontrem em situação de abandono escolar ou retenção, independentemente de terem ou não Necessidades Educativas Especiais. Sendo um projeto multidisciplinar, promove o cruzamento de áreas distintas de forma integrada e complementar: social, artística, educacional e saúde, articulando diretamente as carências sociais de cada criança/ jovem, com os conteúdos académicos (português, filosofia, educação visual, educação musical, entre outros) e a psicologia.
Com práticas pedagógicas diferenciadas, convida artistas com provas dadas no seu domínio artístico a partilharem a sua experiência e a desenvolverem trabalhos com diversos grupos de intervenção.
O Programa das Artes Fernanda Botelho é promovido com enquadramento no Programa Aluno ao Centro, ao abrigo da ação Cadaval Criativo. Encontra respaldo científico nas parcerias estabelecidas com o Centro de Estudo Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa bem como com o Instituto de História de Arte da mesma universidade.
A Biblioteca e o Museu Municipal do Cadaval são parceiros de acolhimento do Programa, assim como os Bombeiros Voluntários do Cadaval.
0 Comentários