Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Roteiro do Azulejo cativa meia centena de participantes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Numa parceria entre a Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral (ADPCCB), o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e o Centro de Formação de Associações de Escolas Centro-Oeste, cerca de meia centena de participantes conheceram no passado sábado alguns dos mais interessantes exemplares de azulejos do concelho do Bombarral. Foi uma […]
Dóris Santos a mostrar um painel de azulejos

Numa parceria entre a Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral (ADPCCB), o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e o Centro de Formação de Associações de Escolas Centro-Oeste, cerca de meia centena de participantes conheceram no passado sábado alguns dos mais interessantes exemplares de azulejos do concelho do Bombarral.

Foi uma viagem pelo tempo e pelo território, desde a sua representação decorativa ou catequética no interior do espaço sagrado, até à sua função ilustrativa das práticas vinícolas da região, em contextos exteriores.

O percurso começou na Igreja de Nossa Senhora da Purificação (Roliça), com a referência à azulejaria seiscentista de “tapete”.

Seguiu-se a Igreja do Santíssimo Sacramento, no Carvalhal, onde o azul, o amarelo e o branco dos padrões dos “azulejos de tapete”, pontuados por alguns registos figurativos, envolvem o crente numa “obra de arte total”.

Mas os azulejos marianos da Capela de Nossa Senhora do Socorro (Carvalhal) foram os que mais surpreenderam, pela qualidade da composição e pintura dos seus painéis datados de 1733.

O século XX e a memória da Cerâmica Bombarralense Lda. de Jorge de Almeida Monteiro motivaram a visita a três painéis que decoram uma moradia no Casal Centieiro. Testemunham um período de grande dinamismo criativo ao nível da cerâmica no Bombarral, quando nos anos 1940-50, ali se reuniram diversos artistas de projeção nacional.

A visita foi orientada por Nuno Ferreira e Dóris Santos, da direção da ADPCCB. Mais do que uma ação de formação, pretendeu-se uma ação de sensibilização para o muito que há para conhecer e valorizar sobre o património artístico do Bombarral e seu concelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

14º Torneio da Liberdade em tiro com arco

O Parque Desportivo do Campo acolheu o 14º Torneio da Liberdade, numa organização do Arco Clube das Caldas (ACC), no passado dia 21, no âmbito das comemorações do 25 de abril. Foi também a 3ª prova do Campeonato Nacional de Campo da Federação Portuguesa de Tiro com Arco.

arco

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3