Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 21° C
16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
17° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 23° C

Roteiro do Azulejo cativa meia centena de participantes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Numa parceria entre a Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral (ADPCCB), o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e o Centro de Formação de Associações de Escolas Centro-Oeste, cerca de meia centena de participantes conheceram no passado sábado alguns dos mais interessantes exemplares de azulejos do concelho do Bombarral. Foi uma […]
Dóris Santos a mostrar um painel de azulejos

Numa parceria entre a Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral (ADPCCB), o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e o Centro de Formação de Associações de Escolas Centro-Oeste, cerca de meia centena de participantes conheceram no passado sábado alguns dos mais interessantes exemplares de azulejos do concelho do Bombarral.

Foi uma viagem pelo tempo e pelo território, desde a sua representação decorativa ou catequética no interior do espaço sagrado, até à sua função ilustrativa das práticas vinícolas da região, em contextos exteriores.

O percurso começou na Igreja de Nossa Senhora da Purificação (Roliça), com a referência à azulejaria seiscentista de “tapete”.

Seguiu-se a Igreja do Santíssimo Sacramento, no Carvalhal, onde o azul, o amarelo e o branco dos padrões dos “azulejos de tapete”, pontuados por alguns registos figurativos, envolvem o crente numa “obra de arte total”.

Mas os azulejos marianos da Capela de Nossa Senhora do Socorro (Carvalhal) foram os que mais surpreenderam, pela qualidade da composição e pintura dos seus painéis datados de 1733.

O século XX e a memória da Cerâmica Bombarralense Lda. de Jorge de Almeida Monteiro motivaram a visita a três painéis que decoram uma moradia no Casal Centieiro. Testemunham um período de grande dinamismo criativo ao nível da cerâmica no Bombarral, quando nos anos 1940-50, ali se reuniram diversos artistas de projeção nacional.

A visita foi orientada por Nuno Ferreira e Dóris Santos, da direção da ADPCCB. Mais do que uma ação de formação, pretendeu-se uma ação de sensibilização para o muito que há para conhecer e valorizar sobre o património artístico do Bombarral e seu concelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

A Ferro & Fogo

A Ferro & Fogo é um evento gastronómico, anual, produzido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste em conjunto com os alunos e chefes dos cursos de Gestão de Turismo, Gestão e Produção de Cozinha  e Gestão e Produção de Pastelaria.

ferro

António Moura vence Half-Ironman

No passado sábado realizou-se em Caminha o Campeonato Nacional Individual na distância Half-Ironman. Debaixo de condições climáticas adversas, devido à temperatura da água e ambiental, vento e chuva durante grande parte da prova, obrigando alguns atletas a optarem por abandonar a prova, esteve presente o atleta caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes.

moura 1

Pelicanos no Tapada Rugby Festival

A formação do Caldas Rugby Clube esteve presente em mais um convívio/Torneio de Rugby Juvenil, sendo a sexta participação esta época desportiva. Desta vez os jovens pelicanos deslocaram-se à Tapada da Ajuda, casa do Agronomia Rugby, para competirem no já tradicional Tapada Rugby Festival.

rugby