Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Teatro da Rainha arranca ano com grande dinamismo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Bons e diversificados motivos não faltam para visitar o Teatro da Rainha, estar atento às propostas e conservar acesa a chama do teatro. O primeiro trimestre do ano arranca com grande dinamismo.
O elenco e corpo técnico de “Ajax, regresso(s)”, a estrear no início de março

Bons e diversificados motivos não faltam para visitar o Teatro da Rainha, estar atento às propostas e conservar acesa a chama do teatro. O primeiro trimestre do ano arranca com grande dinamismo.

“Mandrágora” está de regresso com elenco renovado e em nova localização. O Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha acolherá, no âmbito do protocolo estabelecido com o Teatro da Rainha, a peça de Niccolò Machiavelli, com encenação de Fernando Mora Ramos, dias 27 de janeiro, às 21h30, e dias 28 e 29, às 16h.

Esta peça, que esteve em cena no Largo da Copa, nas Caldas da Rainha, em julho de 2022, é uma comédia renascentista cujo fulgor não se perdeu com o tempo.

Em “Mandrágora” as regras clássicas cumprem-se de acordo com o desenvolvimento dos avanços narrativos até ao clímax e volte face que geram um final feliz. Retornado a Florença, vinte anos depois de haver partido para Paris, Calímaco traz na bagagem um objectivo definido: conquistar Lucrécia, a mais bela das italianas. Na companhia de Siro, o empregado, dá conta do seu desassossegado desejo. Há um problema, Lucrécia é casada com o doutor Nícia Calfucci. E, além disso, honestíssima. Como ultrapassar tamanhos obstáculos? Os fins justificarão quaisquer meios?

Já em fase de ensaios, “Ajax, regresso(s)”, do francês Jean-Pierre Sarrazac, estreará no início de março. Esta peça inédita, que terá publicação na coleção de livros do Teatro da Rainha com tradução de Isabel Lopes, foi escrita em cima dos trágicos acontecimentos do conflito armado ocorrido na região da Bósnia e Herzegovina no início da década de 1990. O tema da guerra é aqui retomado a partir de um dos mais destacados heróis da “Ilíada”, celebrizado na peça “Ájax” de Sófocles, que o texto de Sarrazac convoca num cenário de devastação sem resquícios de heroísmo e totalmente desumanizado. A encenação está a cargo de Fernando Mora Ramos.

No dia 24 de janeiro, “Diga 33” continuará a sua programação com um encontro dedicado à obra do escritor irlandês James Joyce. Autor de “Ulisses”, originalmente publicado em 1922, Joyce é uma das figuras centrais da literatura moderna, cuja obra influenciou diversos autores de múltiplas formas. Para falar disso mesmo, o Teatro da Rainha receberá Abílio Hernandez Cardoso, doutorado em Literatura Inglesa pela Universidade de Coimbra com dissertação sobre James Joyce intitulada “De Ítaca a Dublin: Ulysses ou a odisseia da palavra”. Nascido em Dublin, a 2 de Fevereiro de 1882, James Joyce acabou por falecer no exílio, em Zurique, no dia 13 de Janeiro de 1941. Estreou-se em 1907 com a colectânea de poemas intitulada “Música de Câmara”. Está garantido um uísque irlandês no final da sessão.

Ainda em janeiro, a Sala Estúdio do Teatro da Rainha acolherá, dia 28, a peça “Laços”, de Daniel Keene, com encenação de Luís Varela e interpretações a cargo de Filipe Seixas, Inês Rocha, Marisela Terra, Rolando Galhardas e Rui Ramos. Na linha de outros textos curtos do encenador australiano, “Laços” coloca em cena gente desprivilegiada e sem poder, em busca de respostas num mundo inóspito. Trata-se de uma produção da Companhia de Teatro Baal 17.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling