Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 27° C
19° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 28° C
19° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 32° C

Bombeiros do Bombarral testam resposta a ocorrências

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se assinalou a 13 de outubro, a Praça do Município do Bombarral recebeu uma exposição dos meios dos bombeiros voluntários, tendo também sido o local de receção dos alertas e saída dos meios para as ocorrências para as quais os soldados da paz foram acionados.
Exercício de desencarceramento

No âmbito do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se assinalou a 13 de outubro, a Praça do Município do Bombarral recebeu uma exposição dos meios dos bombeiros voluntários, tendo também sido o local de receção dos alertas e saída dos meios para as ocorrências para as quais os soldados da paz foram acionados.

Segundo o adjunto de comando dos bombeiros do Bombarral, João Paulo, tratou-se de “uma ação de sensibilização da população”.

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Bombarral e os bombeiros promoveram, durante a tarde, o mesmo local, um exercício de desencarceramento de uma vítima do interior de uma viatura ligeira. 

No dia seguinte, no Hospital Casimiro da Silva Marques, da Santa Casa da Misericórdia de Bombarral, foi realizado um exercício para preparar os funcionários e utentes da instituição para uma intervenção mais eficaz em emergência bem como testar as operações e procedimentos dos vários civis agentes de proteção. A ação envolveu também a GNR e contou com a presença do presidente da autarquia, Ricardo Fernandes, e do provedor da Santa Casa, Luís Camilo Duarte.

O exercício consistiu em extinguir um foco de incêndio e evacuação do prédio.

Pedro Lourenço, comandante dos bombeiros do Bombarral, relatou ao JORNAL DAS CALDAS que o simulacro tinha como principal objetivo verificar a reação de funcionários e utentes ao alarme de incêndio e “percebermos as nossas capacidades perante as dificuldades que iríamos encontrar com o número de doentes de mobilidade reduzida e acamados”.

“Havia coisas que achávamos que podiam ser melhoradas e transmitidas à Santa Casa”, indicou o comandante, sublinhando que o exercício serviu igualmente para os bombeiros “estarem familiarizados com o hospital e os equipamentos que existem”, para saber “que acessórios de primeira intervenção devem utilizar no caso de algum incêndio ocorrer e terem um trabalho facilitado”.

O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes foi instituído pelas Nações Unidas, em 1989, com o propósito de sensibilizar governos, organizações e cidadãos de todo o mundo, para a necessidade de desenvolverem ações que contribuam para prevenir riscos e reduzir vulnerabilidades, aumentando a resiliência das comunidades e a capacidade de antecipação e resposta face à ocorrência de acidente graves ou catástrofes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Escultura de homenagem à PSP deixa polícias emocionados pela ligação à comunidade

Foi inaugurada na passada sexta-feira uma escultura de homenagem à PSP na sede da Divisão Policial das Caldas da Rainha, a propósito dos 150 anos do Comando Distrital. Peça da autoria de Carlos Oliveira em parceria com a empresa MVC Portuguese Limestones, representa “um gesto de apreço pela entrega abnegada dos nossos polícias no que fazem na defesa dos que mais precisam”, considerou o superintendente, Luís Carrilho, diretor nacional da PSP, presente na cerimónia.

escultura1 1

Menor internado em centro educativo por atear seis fogos florestais

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a pena de medida tutelar educativa de internamento em centro educativo, em regime fechado, pelo período de três anos, aplicada a um menor de quinze anos pelo Juízo de Família e Menores das Caldas da Rainha, pela prática de cinco crimes de incêndio florestal e outro qualificado como incêndio florestal agravado.

menor

Ferido grave em despiste de scooter

Um homem de 77 anos que conduzia uma scooter sofreu ferimentos graves na sequência do despiste junto à rotunda na Rua Leonel Sotto Mayor, na cidade das Caldas da Rainha, na manhã da passada terça-feira.

scooter